O cérebro precisa de momentos de repouso para recuperar a energia após atividades intensas.
Quando foi a última vez que você ficou sem fazer absolutamente nada? Parou para admirar uma bela paisagem? Ficou no silêncio total? A grande maioria das pessoas não deve ter uma resposta exata para essa pergunta, afinal, dar espaço para o tédio é uma ideia inconcebível.
Segundo a BBC, um artigo publicado na revista Science mostrou que quando os pesquisadores solicitaram que um grupo de pessoas sentasse por 15 minutos sem fazer nada, muitas preferiam apertar um botão e receber um choque elétrico. Ainda que fosse desagradável, tais pessoas preferiam o incômodo a serem privadas de estímulos.
Embora seja uma emoção indesejada, outros estudos já conseguiram evidências de que o tédio pode trazer benefícios para o cérebro, como melhorar a criatividade, comprometimento com atividades e produtividade.
Por que sentimos tédio?
De acordo com o Mayo Clinic, o tédio acontece quando o cérebro sente dificuldade para preencher o tempo, trazendo inquietação e desinteresse pelo ambiente ao redor. Logo, as pessoas buscam formas de se entreter. Crianças podem brincar, adultos leem ou praticam algum hobby de sua preferência. No entanto, hoje existe uma saída muito mais fácil para aquela sensação incômoda: o celular.
É verdade que passar horas nas redes sociais diminui o tédio, mas isso impede que o cérebro realize um importante processo.
Benefícios que o tédio confere ao nosso cérebro
Ainda conforme a publicação do Mayo Clinic, após um período de atividade intensa, o cérebro entra em um estado padrão de repouso e recuperação da grande quantidade de energia que foi gasta.
"Quando as pessoas estão nesse estado, muitas coisas importantes acontecem no cérebro. Ele consolida memórias e reflete sobre as lições aprendidas. O cérebro simula cenários, aplica o que foi aprendido e considera como isso pode ser usado no futuro. As pessoas pensam sobre si mesmas e sobre os outros. Relembram o passado e sonham acordadas com o futuro."
Esses momentos de recuperação do cérebro estimulam a criatividade, surgimento de novas ideias e descoberta de soluções para problemas variados. Nesse sentido a BBC cita um estudo publicado na revista americana Academy of Management Discoveriesem 2019.
Na ocasião, os pesquisadores deixaram um primeiro grupo de pessoas entediado com instruções para classificar feijões por cores, e um segundo com uma tarefa muito mais interessante. Depois, quando pediram que eles inventassem boas desculpas para justificar seu atraso, o grupo entediado teve resultados bem melhores em relação à quantidade de ideias e criatividade.
Ainda, o tédio pode melhorar a capacidade de concentração, motivação e desconexão da quantidade considerável de informações as quais se tem acesso hoje em dia.
"Por isso, descansar pode ser uma oportunidade valiosa para ajudar nossos cérebros sobrecarregados a relaxar e aliviar o estresse. Afastar-se das redes sociais e de outros fatores de estresse por tempo suficiente para causar tédio traz benefícios", afirma o professor Shahram Heshmat, da Universidade de Illinois, ao veículo britânico.