Entenda o que pode levar você a sentir arrepios além do frio e do estresse térmico.
Thyago Soares | 3 de Setembro de 2025 às 10:00
Você já passou por aquela situação em que, de repente, os pelos do braço se arrepiam aparentemente sem motivo? Essa reação involuntária do corpo é mais comum do que parece e tem explicação científica. Os arrepios, também chamados de piloereção, não estão ligados apenas à sensação térmica, uma vez que ocorrem de forma natural como uma resposta ao frio, mas também podem ocorrer também por outros fatores. Fique conosco para descobrir quais!
De forma simples, o arrepio acontece quando minúsculos músculos localizados na base dos pelos da pele se contraem. Esse processo é controlado pelo sistema nervoso autônomo, responsável por reações involuntárias do corpo, como batimentos cardíacos e respiração.
Nos nossos ancestrais, essa resposta tinha uma função prática: deixar os pelos mais eriçados para aumentar a camada de ar na pele e conservar calor, ou até mesmo para parecer mais “ameaçador” diante de predadores. Hoje, embora já não tenhamos a mesma quantidade de pelos, o reflexo continua acontecendo.
Os arrepios podem surgir quando sentimos medo, ansiedade ou até empolgação, na realidade, esse ato mostra como se o corpo estivesse se preparando para uma situação de alerta, liberando adrenalina na corrente sanguínea. É por isso que, em momentos de susto ou de tensão, o arrepio aparece instantaneamente.
Além disso, algumas experiências emocionais intensas também podem ser um gatilho para os arrepios acontecerem, tais como ouvir uma música marcante, lembrar de uma situação especial ou assistir a uma cena de arrepiar no cinema. Nessas situações, o arrepio é resultado da interação entre emoções e respostas fisiológicas do corpo.
Na maioria das vezes, os arrepios são reações naturais e não representam nenhum risco à saúde. Porém, se eles ocorrerem de forma frequente, acompanhados de febre, calafrios ou outros sintomas, podem indicar um quadro infeccioso ou desequilíbrio hormonal, e nesse caso é imprescindível procurar ajuda médica.
5 formas de aliviar tensão no pescoço
Farinha de linhaça: como usar no dia a dia para emagrecer
Comer batata frita 3 vezes na semana pode elevar risco de diabetes, mostra pesquisa
Por que seu cérebro precisa de tédio de vez em quando?