A tosse é um incômodo comum e pode persistir mesmo após o fim de outros sintomas. Descubra por quanto tempo é normal tossir após ficar doente
É normal que o corpo necessite de um tempo para a recuperação completa do organismo após ficar doente, e que durante esse processo alguns sintomas persistam, como a tosse.
Leia também: Tosse persistente o que pode ser?
A tosse é uma tentativa do nosso corpo de liberar as vias aéreas, protegendo-as de corpos estranhos e nocivos, podendo se apresentar como indício de diversas doenças, tais quais a gripe, o resfriado, a doença do refluxo, as causadas por questões alérgicas como a asma ou a rinite, e até algumas mais graves como tuberculose e câncer de pulmão.
Por quanto tempo é normal tossir após ficar doente?
É primordial identificar o tipo da tosse, se é seca, sem secreção, ou produtiva, com secreção. E também na coloração do catarro, caso existente, pois pode indicar a existência de uma infecção por bactéria. A tosse acompanhada de falta de ar, febre, e em alguns casos até mesmo sangue, também é motivo de preocupação, pois apontam problemas pulmonares. Nestes casos recomendamos a procura de um médico para um diagnóstico mais preciso.
O normal é que as tosses secas, após episódios de gripe ou resfriado, persistam por três a quatro dias, e em casos mais agudos, de três a oito semanas.
Não se medique por conta própria
Os remédios indicados para tosse normalmente são xaropes, no entanto, os mesmos podem conter antibióticos e corticóides em sua composição, não tendo o uso recomendado sem prescrição médica, sendo perigosos para quem toma e para a saúde de outras pessoas, tendo em vista a possibilidade do aumento da resistência de bactérias frente aos antibióticos. Querendo aliviar sintomas da gripe ou de um resfriado? Saiba agora 14 dicas para combater tosse e espirro.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre saúde e bem estar? Saiba como aliviar sintomas de bronquite e alergias.