A artista Marvilla surpreendeu brothers, sisters e fãs ao reveler no BBB23 que sofre de uma anomalia chamada polidactilia.
Walter Farias | 8 de Fevereiro de 2023 às 13:50
A artista Marvilla, participante do BBB23 surpreendeu a todos que acompanham o reality ao revelar que sofre de uma anomalia chamada polidactilia. Isto é, que possui um dedo a mais nas mãos. Essa condição também pode formar, às vezes, dedos a mais nos pés.
"Eu nasci assim. Vamos lá: meu avô, minha mãe, os filhos da minha mãe, a irmã da minha mãe, os sete filhos da irmã da minha mãe, meus primos, os filhos dos meus primos. Genética fortíssima", explicou a sister em uma conversa com o brother Ricardo Camargo.
Em artigo publicado no Manual MSD, o Dr. Simeon A. Boyadjiev Boyd afirma que a polidactilia consiste em dedos supranumerários e é a deformidade de membro congênita mais frequente. Ou seja, ela é uma deformidade congênita que promove a presença de dedos adicionais nas mãos ou nos pés.
Leia também: Mistério médico: uma raridade genética
A polidactilia pode acontecer por causa de uma mutação genética ou herança familiar. Assim, caso um dos pais de uma pessoa tenha a deformidade, o filho terá 50% de chances de ter também. Não obstante, se ambos os pais tiverem, a chance é de 100%.
Essa deformidade é classificada em três tipos: pré-axial, central e pós-axial.
Quando há um polegar ou hálux extra. Isto é, quando os dedos extras aparecem ao lado do dedo polegar, na mão ou nos pés.
É quando os dedos extras aparecem no meio dos dedos regulares do pé. Porém, este é um caso raro de ser encontrado.
É considerado o tipo mais comum dos três, porque se manifesta na maioria dos casos. Trata-se do caso de Marvilla, que é quando os dedos surgem depois do dedo mindinho.
Vale destacar que os dedos extras podem ser completamente formados. Desta forma, é possível que cresçam com ossos adicionais e articulações. Todavia, em grande parte dos casos eles surgem de modo incompleto, sendo uma espécie de "apêndice" na mão ou pé.
O tratamento costuma ser feito por meio cirúrgico. Portanto, geralmente é realizado por um cirurgião especialista em mão. Todavia, o procedimento acontece quando o membro extra traz incômodos para o paciente. Por isso, é interessante saber em quais casos a cirurgia plástica é indicada.
Deste modo, a cirurgia pode acontecer tanto em casos em que o dedo extra é somente um composto de pele, quanto em casos que o dedo extra é formado por completo. Entretanto, neste segundo caso, o cirurgião precisará realizar uma reconstrução de músculos e pele.
Leia também: Cirurgias Plásticas: Quais cuidados tomar
Por fim, o paciente passando por processo cirúrgico ou não, a polidactilia não interfere na vida do indivíduo. Sendo assim, aquelas pessoas que a possuem, podem levar toda uma vida sem preocupações.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir nossas páginas de Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais dicas, curiosidades e novidades sobre saúde e mais!
Inspirada pelo BBB23, dona de "hotel" para pets promove o Big Dog Brasil e viraliza
O que é analista de diversidade e inclusão? Profissão de Sarah Aline do BBB23
O que é sapiosexual? Entenda o tipo de atração de Key Alves e Bela Gil
11 dicas de especialistas para começar 2023 com a saúde mental em dia
Cirurgias Plásticas: Quais cuidados tomar
Qual a importância do sorriso para a saúde