Entenda se treinar usando maquiagem faz mal para a saúde da pele.
Luana Viard | 24 de Abril de 2024 às 15:00
Muitas pessoas se perguntam se é seguro treinar usando maquiagem, especialmente aquelas que gostam de se maquiar antes de ir para a academia ou praticar exercícios físicos ao ar livre. Será que essa prática é perigosa para a saúde da pele?
Essa prática pode acontecer pois muitas pessoas vão treinar após a faculdade ou o trabalho e acabam de exercitando com maquiagem. Venha entender se treinar usando maquiagem faz mal ou não!
Durante o treino, o corpo eleva a temperatura, fazendo com que os vasos sanguíneos e os poros se dilatem. Quando a pele está coberta por camadas de produtos como base, pó, corretivo, blush e iluminador, esse processo natural de respiração da pele é prejudicado. Isso pode levar ao acúmulo de bactérias e ao surgimento de espinhas, agravando os problemas que você estava tentando disfarçar.
“Usar maquiagem pode causar dano à cútis, em qualquer situação. No caso da atividade física, o quadro é ainda mais grave. Quanto mais tempo a gente mantém a pele coberta por algum tipo de cosmético – mesmo os mais adequados -, maior dificuldade ela tem de exercer sua função diária”, esclarece a dermatologista Patrícia Ormiga, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ao site metrópoles.
A recomendação geral dos profissionais não é totalmente proibitiva. Quando se trata de atividades ao ar livre, é essencial considerar outro aspecto. Em busca de uma proteção solar eficaz, o protetor solar com cor proporciona uma camada adicional de defesa, como esclarecido pela dermatologista.
Sabendo que a maquiagem pode aumentar a chance de espinhas, existem alguns cuidados importantes. O ideal é remover os produtos caso esteja vindo de ambientes mais casuais, caso não possa, veja dicas abaixo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!