Pode comer alimentos com bolor? Especialista responde

Será que só cortar a parte mofada é o suficiente? Descubra

Carol Peres | 5 de Setembro de 2024 às 15:20

O bolor é comum em queijos, frutas e pães. - kaczor58/iStock

Quem nunca foi empolgado saborear alguma comida só para ter seu coração partido ao ver que ela estava começando a estragar? Ou ainda pior, só percebeu que o alimento estava mofado depois de comer um pedaço?

É triste e desagradável, mas será que é o fim do mundo? Confira os efeitos que o bolor pode ter na sua saúde e o que diz especialista.


Você também pode gostar:


O que acontece quando comemos alimentos mofados?

O bolor é um tipo de fungo, que afeta comidas e outras coisas também, portanto não é ideal ingerir estes organismos. Pode ser perigoso consumir alimentos mofados pois essas substâncias possuem toxinas que podem fazer mal.

No entanto, se acidentalmente você comer algo com bolor, isso não deve te causar problemas desde que seu sistema imunológico esteja forte. Segundo o gastroenterologista Rudolph Bedford, à revista Women's Health, é muito incomum que você tenha algum problema de saúde por conta do mofo.

"O estômago é um ambiente hostil, então, na maior parte, a maioria das bactérias e fungos não sobrevive", explicou Bedford.

Ainda assim, o bolor pode causar alergias, náuseas ou vômitos persistentes, e nesses casos o ideal é procurar um médico. Além disso, somente cortar o mofo da comida também não é indicado, porque as toxinas acabam se espalhando por todo o interior do alimento.

Portanto, o mais indicado é jogar a comida mofada no lixo. Lembre-se que o mais importante é permanecer saudável, e na maioria das vezes o sabor da comida é alterado pelos fungos, então não vale a pena correr o risco. 

Leia também: Existe diferença entre nutrólogo e nutricionista? Entenda as funções de cada um

saúde alimentos fungos bolor Comidas

Leia também

Aprenda a fazer um delicioso bolo de coco simples e rápido

Perigo! ANVISA retira marca famosa de leite em pó de circulação

Descubra 3 chás naturais que reduzem a ansiedade de forma eficaz

Setembro amarelo: sinais para ficar atento com a saúde mental

Setembro Amarelo: Descubra a história por trás da campanha de prevenção ao suicídio

Cuidado! Aprenda a identificar azeite falso e cuide de sua saúde