Atividades físicas praticadas de maneira regular auxiliam no tratamento contra infecções respiratórias
Com a chegada das frentes frias, doenças respiratórias como as alergias, gripe e resfriados se tornam mais frequentes. Entre uma das diversas consequências graves que podem ser causadas pelas infecções aéreas está a pneumonia.
Leia também: Gripe, resfriado ou alergia: saiba as diferenças e descubra o segredo para nunca mais confundi-los
Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que o SUS (Sistema Único de Saúde) registra anualmente mais de 600 mil internações pela doença. Entre janeiro e agosto de 2022, 44.523 pessoas morreram vítimas de pneumonia.
É possível diminuir o risco de morte causada pela pneumonia?
Um estudo publicado em abril deste ano na revista científica British Journal of Sports Medicine, afirma que atividades físicas praticadas de maneira regular diminuem em até 48% a chance de morte causada por pneumonia ou gripe.
Porém, não é qualquer exercício que ajudará a prevenir o mal. Pessoas que praticam apenas atividades aeróbicas apresentaram um risco 36% menor de mortalidade pelas infecções respiratórias, enquanto aquelas que se dedicam exclusivamente à atividades voltadas ao ganho de massa muscular não exibiram um resultado significativo no que diz respeito à prevenção de morte causada por pneumonia ou gripe.
O recomendado pelos pesquisadores é a prática de 1 hora e 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, acompanhada de exercícios de musculação em pelo menos dois dias da semana. Outra aliada da manutenção de um organismo saudável é a alimentação. Confira agora 7 dicas para ter uma alimentação saudável.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!