Saiba tudo sobre a condição com a qual o Papa foi diagnosticado e assustou os seus seguidores.
O Vaticano divulgou que o Papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral e gerou preocupação entre os fiéis. Devido à hospitalização do papa, a Santa Sé decidiu suspender todos os compromissos do pontífice para o final de semana devido à hospitalização do líder religioso.
A condição com a qual a figura de maior autoridade da igreja católica foi diagnosticada é o resultado de uma infecção de microrganismos, tais quais vírus, bactérias ou fungos, ou pela inalação de substâncias que afetam os pulmões.
O termo "bilateral" é utilizado porque a infecção compromete ambos os pulmões, tornando-se geralmente mais grave do que uma pneumonia simples. Essa condição é também conhecida como pneumonia dupla e em determinadas situações, a infecção pode ser provocada por vírus e bactérias simultaneamente. As pneumonias são classificadas em três tipos:
- Viral: A pneumonia viral é provocada por vírus, sendo a gripe (causada pelo vírus influenza) e o resfriado comum (provocado pelo rinovírus) as causas mais frequentes dessa condição em adultos. Em crianças pequenas, o principal agente é o vírus sincicial respiratório (VSR). Outros vírus, como o SARS-CoV-2, responsável pelo Covid-19, também podem causar pneumonia viral.
- Bacteriana: A pneumonia bacteriana é originada por diversos tipos de bactérias, com o pneumococo sendo o principal responsável pela infecção.
- Fúngica: Já a pneumonia fúngica ocorre mais frequentemente em indivíduos com problemas de saúde crônicos ou com o sistema imunológico enfraquecido. Ela também afeta pessoas que inalaram grandes quantidades de fungos presentes no solo ou em fezes de aves, como pombos.
O Ministério da Saúde adverte que a transmissão pode ocorrer por meio de gotículas de saliva, secreções respiratórias ou, durante o inverno, em razão das variações repentinas de temperatura.
Essas alterações prejudicam o funcionamento dos cílios nas vias respiratórias, que são responsáveis por filtrar o ar inalado, resultando em maior vulnerabilidade a microorganismos causadores de doenças.
Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), a pneumonia pode atingir qualquer faixa etária, mas duas são mais suscetíveis a complicações graves. Alguns dos principais sintomas da doença são tosse, febre alta, cansaço e falta de ar.
Bebês e crianças com até 2 anos têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o que os torna mais vulneráveis, especialmente no caso de prematuros. Já os adultos com 65 anos ou mais enfrentam risco elevado devido ao enfraquecimento natural do sistema imunológico com a idade, além de estarem mais propensos a doenças crônicas que podem agravar a pneumonia.
A pneumonia bilateral é grave?
Sim, essa condição é mais grave do que os outros tipos de pneumonia devido ao fato da infecção afetar ambos os lados do pulmão. Em entrevista ao G1, o pneumologista Marcelo Rabahi, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que a condição pode acarretar em mais complicações devido a afetação do processo de troca de oxigênio do corpo.