Cristiano Ronaldo chamou atenção do mundo mais uma vez, mas não pelo futebol. Saiba se pintar as unhas de preto, de fato, auxlia no tratamento de micose
Em junho desse ano, Cristiano Ronaldo chamou atenção do mundo após uma publicação em seu Instagram. Na foto, o português apareceu com as unhas do pé pintadas de preto, causando confusão em muita gente. De acordo com o jornal alemão Bild, a técnica adotada pelo atleta não se trata de uma questão estética, mas sim uma prática a fim de evitar micoses e fungos, mas afinal, qual a opinião de especialistas sobre isso? De fato funciona?
Pintar as unhas do pé de preto como Cristiano Ronaldo evita a micose? Saiba o que dizem os especialistas
Segundo o portal Drauzio Varella, não há comprovação científica alguma que esmaltes escuros auxiliem no tratamento ou na prevenção da micose, podendo até mesmo serem prejudiciais. Em entrevista ao site, Aldo Toschi, dermatologista e coordenador do Núcleo de Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirmou que a coloração desses esmaltes desfavorece o diagnóstico de agente externos.
"Se a pessoa usa rotineiramente o esmalte escuro, ela não percebe o que está acontecendo nas unhas. Tira um e põe outro, tira um e põe outro... quando se vê, existe uma micose que ninguém percebeu. Então é importante sempre observar o que está acontecendo na unha e o esmalte escuro, se usado continuamente, atrapalha a visualização."
Sobre o caso de Cristiano Ronaldo, Mariana Galhardo Tressino, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, contou ao Uol que o atleta deve fazer uso de um medicamento antifúngico específico por baixo das unhas.
"Desconheço que apenas um esmalte escuro comum possa tratar ou prevenir presença de fungos nas unhas. O que pode existir é o fato de [o Cristiano Ronaldo] estar usando algum medicamento antifúngico embaixo disso. Esses medicamentos são sensíveis à luz do sol, daí a necessidade de passar um esmalte escuro por cima."
Confira a seguir a publicação de Cristiano Ronaldo que norteou a polêmica.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!