Pilates pode ser a solução para essas 5 dores, segundo especialista

Veja os principais efeitos do pilates no corpo e como eles melhoram as dores.

Carol Peres | 23 de Outubro de 2024 às 15:20

Vale lembrar que é importante ter cuidado durante a execução dos exercícios. - Jomkwan/iStock

Além do pilates ser uma prática eficiente para a perda de peso e ajudar na prevenção de doenças, esse exercício é também uma abordagem interessante para quem sofre com dores no corpo pois auxilia no alivio do desconforto.

Portanto, entenda como o pilates funciona no corpo e os principais problemas que podem ser relacionados com esse exercício.


Você também pode gostar:


Impactos do pilates no corpo humano

O pilates é um exercício com vários benefícios para a saúde e que foca principalmente no fortalecimento de vários músculos, a flexibilidade e o alinhamento postural. Assim, a fisioterapeuta e professora da Pure Pilates, Josi Araújo, lista algumas das principais dores que podem ser aliviadas com a prática regular do pilates.

1. Dor na lombar

Esse é um problema bastante comum, e está associado a diferentes fatores, mas a má postura e a fraqueza muscular destacam-se como algumas das suas principais causas. Portanto, Josi explica que o aumento da força muscular ajuda a reduzir a sobrecarga que acontece nessa região, diminuindo as dores. Outro efeito do pilates é a melhora da respiração e melhora do estresse, que também contribui para a dor na lombar

2. Dor cervical

Dor cervical abrange todos os incômodos sentidos na região do pescoço e, novamente, pode ser consequência de questões diversificadas mas possíveis de serem evitadas com o exercício frequente, especialmente o pilates, que têm todos os benefícios já citados antes. 

3. Dor no ombro

Essa dor também é motivada por uma série de fatores, que vão desde inflamações como a bursite, a traumas diretos. Dessa forma, o pilates ajuda no fortalecimento e relaxamento muscular, auxilia na recuperação e também evita novas lesões.

4. Dor no joelho

O pilates trabalha todo o corpo, então os membros inferiores não ficam de fora. Josi afirma que os músculos ao redor do joelho também podem ser fortalecidos e ter seu alinhamento melhorado com os exercícios, reduzindo a sobrecarga das articulações.

5. Dor ciática

Por fim, a dor no nervo ciático é leve ou severa e costuma ser resultado da pressão sobre esse nervo, que é o maior do corpo humano. A melhora de postura provocada pelo pilates alivia a compressão no nervo ciático e alonga os músculos tensos de forma a diminuir a dor. 

Leia também: Comer menos é sinônimo de emagrecimento? Especialista esclarece

saúde benefícios exercícios dores Pilates

Leia também

Adriane Galisteu fala sobre menopausa e perda de libido

Explante: saiba o que é a cirurgia que Virgínia Fonseca pensa em fazer

Cuidados com alimentação: Comer menos carne faz bem à saúde?

O uso excessivo de telas pode afetar o desenvolvimento cerebral das crianças, alerta neurocirurgião

Botox aos 21? Especialista indica idade ideal para começar a prevenir o envelhecimento

Prótese de silicone: conheça complicações mais recorrentes