Cientistas confirmaram que há uma relação entre pensamentos pessimistas e uma menor expectativa de vida. Descubra como ser mais otimista.
Redação | 21 de Março de 2022 às 16:00
Ter pensamentos positivos não significa necessariamente ver tudo cor-de-rosa em todas as circunstâncias ou abstrair-se sistematicamente de todos os problemas. Significa antes tirar o melhor partido de cada situação e sentir mais satisfação e alegria de viver.
É segunda-feira à tarde e chove a cântaros. Está contrariado porque tinha pensado dar um passeio no final da tarde ou, pelo contrário, contente porque finalmente vai ter tempo para ler um bom livro. Qualquer que seja a sua reação, uma coisa é certa: vai continuar a chover. Por isso, mais vale aceitar o mau tempo e adaptar-se.
Leia também: 30 frases de motivação para inspirar seu dia
O exemplo acima serve para ilustrar o princípio do pensamento positivo. Não é uma questão de se refugiar num otimismo cego, achando que tudo o que acontece é belo e maravilhoso, nem de seguir a política da avestruz, mas de reconhecer que a maioria das situações te uma lado positivo. Os psicólogos e terapeutas do Mundo inteiro há dezenas de anos confirmam que o pensamento positivo pode modificar a existência. esta atitude não tem nada a ver com a negação dos problemas, é uma posição otimista para enriquecer a vida.
Cientistas da Clínica Mayo, de Rochester, nos Estados Unidos, confirmaram, num estudo com 800 pacientes durante 30 anos, que há uma relação entre pensamentos pessimistas e uma menor esperança de vida.
Os pessimistas tendem a ter comportamentos passivos e tendem a procurar menos o que é positivo do que os otimistas. Além disso, os pessimistas têm frequentemente tendência a ignorar os conselhos e prescrições dos médicos.
Exercitar o pensamento positivo é um desafio diário. O princípio que consiste em fazer o melhor que se pode e em ver os pontos positivos das situações mais desagradáveis lhe proporcionará uma visão mais otimista da vida.
O método é fácil de aprender: invente fórmulas sugestivas ou repita-as várias vezes por dia. Basta uma frase simples como “Sou capaz” ou “Vou conseguir”. Aprenda de cor a frase do psicólogo Jens Corssen: “Assim como o receio conduz à infelicidade, a coragem conduz à felicidade!”
Decida-se pela novidade, abandone os caminhos trilhados e os maus hábitos. Os seus desejos devem, porém, ser realistas! Ninguém é capaz de ser fluente em um novo idioma do dia para a noite apenas pela força do pensamento positivo.
As suas falhas e fraquezas tornam-se imediatamente secundárias se tentar valorizar as qualidades positivas que possui. O que implica dedicar tempo a pôr-se a si próprio em questão com toda a serenidade. Neste caminho do autoconhecimento, vai forçosamente descobrir que há muito mais de positivo em si e na sua vida do que imaginava.
Enumere durante meia hora tudo o que já fez na sua vida. Comece pela infância. Servindo-se dos fatos marcantes como referências – a chegada de um irmão mais novo, um professor que o impacto e alguma forma, um acidente que teve ou a que assistiu –, reveja todas as suas pequenas ou grandes vitórias. Continue até o final dos estudos. Lembre-se em seguida dos seus êxitos profissionais. Olhe com regularidade para essa lista para se lembrar de que já realizou e vivenciou uma quantidade de coisas maravilhosas.