Popularmente conhecida como insulina vegetal, a pata-de-vaca é uma planta usada no tratamento de problemas associados ao diabetes. Seu nome peculiar advém
Julia Monsores | 10 de Setembro de 2019 às 11:00
Popularmente conhecida como insulina vegetal, a pata-de-vaca é uma planta usada no tratamento de problemas associados ao diabetes. Seu nome peculiar advém do formato singular de suas folhas, que muito se assemelham a uma pata.
Confira também: os benefícios do chá para sua saúde!
Essa propriedade tradicional tem sido comprovada em estudos farmacológicos que mostram o efeito hipoglicemiante de suas folhas em animais diabéticos. No resultados, notou-se que o consumo da pata-de-vaca, por ratos sadios, não alterou a glicemia.
O povo costuma associar essa espécie e a outras com propriedades hipoglicemiantes no tratamento da diabete. Frequentemente, é combinado com carqueja, abajeru, casca de cajueiro e outras. Assim, agem de maneiras diferentes e complementares, com o intuito de combater com mais eficiência essa disfunção metabólica que afeta tantas pessoas.
Veja mais: como Jennifer Nascimento superou o diabetes!
A espécie contém flavonóides, terpenóides, esteróides, álcoois de cadeia longa, taninos, ácidos orgânicos, mucilagem, glicoproteína.
A pata-de-vaca é mais comumente utilizada na forma de chás. Para isso, você deve usar 2 ou 3 g de folhas secas para cada xícara de água fervente, de 3 a 6 vezes por dia.
Mas além de sua forma líquida, também pode ser ingerida na forma de cápsulas.
Como a pata-de-vaca, outras plantas também possuem propriedades curativas incríveis. Descubra o poder da equinácia para a imunidade e como o alecrim pode melhorar sua memória!