Pasta de dente com cabelo e pele pode ser nova arma contra cáries, apontam cientistas

Entenda de quais formas a pasta de dente feita com cabelo pode ser benéfica para a saúde dos dentes, segundo pesquisa.

Thyago Soares | 20 de Agosto de 2025 às 08:00

A descoberta promete deixar os dentes mais saudáveis com pouco esforço. - Reprodução / Freepik

Já imaginou escovar os dentes com um produto derivado do seu próprio cabelo? Parece estranho, mas é exatamente essa a proposta de uma pesquisa britânica que pode revolucionar os tratamentos dentários. Cientistas do King's College London descobriram que a queratina presente no cabelo é capaz de beneficiar a saúde dos dentes.

Como funciona essa pasta de dente revolucionária

O estudo afirma que o uso da pasta de dente feita com cabelo pode auxiliar na regeneração e reconstrução do esmalte dentário. Isso se dá pois ao aplicar o produto enriquecido com queratina sobre a superfície dos dentes, há formação de uma estrutura cristalina altamente organizada, semelhante ao esmalte dos dentes, que interage com os minerais presentes na saliva para reconstruir essa camada protetora. 

“Além de ser obtida de resíduos biológicos, como cabelo e pele, a queratina dispensa o uso de resinas plásticas tradicionais, que são tóxicas e menos duráveis. Também oferece um aspecto mais natural, combinando melhor com a cor do dente original”, explicou Sara Gamea, doutoranda no King’s College London e uma das autoras do estudo.

RELACIONADAS

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

A descoberta da pesquisa representa um grande avanço em relação à saúde dental e traz novos insights para combater as dores de dente e o excesso de sensibilidade. 

“Quando se perde esmalte, ele não volta. Isso aumenta a sensibilidade, causa dor e pode levar à perda do dente”, escreveu o professor Sherif Elsharkawy, consultor em prótese dentária e autor sênior do estudo.

Produtos que se propõem a cuidar da saúde dentária e retardar a deterioração do esmalte dos dentes não são novidades, como as pastas de dente convencionais com flúor. Porém, os produtos enriquecidos com queratina tem o potencial de interromper a progressão das cáries por completo. 

Quando essa tecnologia pode se popularizar?

De acordo com a pesquisa, a estimativa é que esse produto tão inovador seja disponibilizado ao público dentro de dois a três anos. A proposta é que ela seja incorporada em uma pasta de dente cotidiana ou aplicada como gel profissional em consultórios dentários.

Compartilhe:
saúde pesquisa descoberta pasta de dente

AS MAIS LIDAS

O que é ruído branco e por que tanta gente usa para dormir ou estudar

5 hábitos que parecem inofensivos, mas podem afetar sua saúde a longo prazo

Síndrome do impostor: por que você se sente insuficiente mesmo sendo bom no que faz?

3 tendências do TikTok que podem prejudicar sua saúde; veja o que os médicos dizem