Passo 4 para um cérebro melhor: Limpar a mente

Com a expectativa média de vida aumentando, os cientistas vêm se dedicando a estudos de como manter a saúde do cérebro e limpar a mente de resíduos.

Redação | 25 de Novembro de 2018 às 19:00

cyano66/iStock -

De toda a energia que seu corpo consome, o cérebro é responsável pelo emprego de 25% dela. E, como ocorre com qualquer coisa que converte combustível em energia, ele também produz detritos. Não importa o quanto seus pensamentos sejam “puros”, ao fim de cada dia você terá uma mente bem “suja”. Isto é, não importa o quanto seu dia tenha sido livre de estresse, de angústias e preocupações, no fim do dia você precisará limpar a mente.  Então, como o seu cérebro se livra do lixo?

Comece com o básico

Estudos indicam que manter a pressão arterial equilibrada, fazer exercícios regulares e seguir uma dieta rica em vegetais, gorduras saudáveis e antioxidantes podem ter impacto positivo sobre a limpeza do cérebro.

Priorize o sono

Como a maioria das equipes de limpeza, seu sistema glinfático* limpa o lixo quando o dia termina. As células gliais, que circundam os neurônios, encolhem quando você dorme, explica Brian R. Christie, professor de neurociência na Universidade de Vitória, Colúmbia Britânica. “O espaço entre as células aumenta em até 60%. Isso permite que mais líquido seja bombeado e impulsione a limpeza dos detritos do cérebro”, diz ele.

* O recém-descoberto sistema glinfático do cérebro conta com uma série de tubos que utilizam os vasos sanguíneos do órgão com o mesmo objetivo que o sistema linfático faz no restante do corpo: livrar-se de toxinas e substâncias não necessárias ao corpo por meio do sistema circulatório.

Durma sobre o lado esquerdo

Estudos em animais mostraram que o cérebro faz uma limpeza melhor quando você está em posição fetal durante o sono em comparação a quando se deita de bruços ou de barriga para cima. “O lado esquerdo parece ser melhor para maximizar a circulação no corpo, porque a maioria do retorno venoso viaja para cima no lado direito, e essas veias podem ser comprimidas quando você se deita sobre elas”, diz o neurologista e autor Dr. W. Christopher Winter. “Mas, se você dorme bem em outra posição e não consegue dormir de lado, isso não é motivo para se preocupar.”

—Selene Yeager

Do AARP Bulletin (dezembro de 2017), © 2017 AARP, aarp.org/bulletin