O outono chegou e a nossa mudança de humor já pode ser sentida. Siga esssas dicas de saúde para não deixar você instável como o tempo.
Redação | 1 de Abril de 2019 às 11:11
Pouco sol, muito vento e chuvas, o outono chegou – isso estimula o cansaço e desequilibra o corpo e a alma. A queda de disposição pode, no entanto, ser contrabalançada por meio de atividades esportivas e um programa que proporcione bem-estar, como um aconchegante chá da tarde ou um banho de óleos aromáticos.
Os dias ficam mais curtos e a intensidade do sol diminui – sinal de que a natureza vai descansar. Você tem uma boa chance de aproveitar o clima que antecede o inverno.
As pessoas também sentem a mudança e começam a se preparar para dias mais amenos. O apetite aumenta, o desejo por doces e alimentos substanciais se intensifica e o corpo diminui suas atividades. E tudo isso se intensifica no inverno.
O humor se adapta à nova estação, a melancolia reprime o ânimo. Em algumas partes do mundo as pessoas chegam até mesmo a sofrer um tipo de depressão conhecido como transtorno afetivo sazonal (SAD). Essa depressão tem origem na falta de raios UV, que durante o dia desestimula a produção da melatonina, o hormônio do sono. Como resultado, as pessoas podem perder o ânimo e ficar mais cansadas.
O estimulante do humor, a serotonina, também não pode atuar no equilíbrio do organismo, pois sua produção igualmente depende da luz. A falta desse neurotransmissor estimula tanto o apetite quanto a depressão.
Os doces podem aumentar a curto prazo o nível de serotonina e, por isso, são permitidos nessa época do ano. Para estimular o ânimo, existem diversas ervas: o hipericão afasta os pensamentos tristes, a raiz de kava-kava do sul do Pacífico previne acessos de pânico e a raiz asiática ginseng aumenta a capacidade de concentração e a resistência física.
Mais saudável do que o chocolate ou os doces é a prática de atividades ao ar livre, que produz o mesmo efeito, porém durante um tempo mais prolongado.
Sobretudo durante a mudança dos dias amenos para as noites frias, o metabolismo se acelera para que a circulação consiga manter a temperatura corporal. As necessidades do corpo nesse período podem ser atendidas por meio de caminhadas. Esportes de resistência, como praticar corrida ou andar de bicicleta, liberam a endorfina, promovendo os sentimentos alegres. Confira nosso guia de exercícios para cada idade.
A natureza também se prepara e nos oferece frutas ricas em vitaminas
Atividades constantes ao ar livre fortalecem o sistema imunológico, que é fortemente testado nessa época do ano.
A natureza também se prepara e nos oferece frutas ricas em vitaminas. A roseira-brava (rica em vitamina C), as avelãs e as nozes (ricas em vitamina E) ou o sabugueiro (rico em vitamina B) nos fornecem todos os nutrientes necessários e são ideais para o consumo durante o outono.
Uma maçã contém cerca de 300 substâncias diferentes, como os metabolitos secundários, as vitaminas e os minerais, extremamente úteis para o nosso sistema imunológico. Conheça os benefícios da maçã.
Se desejar, você pode tomar a vacina antigripal. Antes que o sistema imunológico tenha de enfrentar as primeiras ondas de frio, a vacina pode ser usada como forma de estimular a produção de anticorpos. O processo dura cerca de 14 dias.
A vacina é recomendada para aqueles que tenham contato diário com o público, para indivíduos acima dos 60 anos e para portadores de doenças crônicas (bronquite, problemas cardíacos e renais ou distúrbios metabólicos, como diabetes). Saiba mais sobre vacina neste link.