Em primeiro lugar, devo deixar claro que parar de fumar é algo fundamental para a saúde das pessoas. O fumo está associado a doenças cardíacas e
Redação | 20 de Maio de 2019 às 17:00
Em primeiro lugar, devo deixar claro que parar de fumar é algo fundamental para a saúde das pessoas. O fumo está associado a doenças cardíacas e circulatórias, doenças pulmonares, e numerosos tipos de câncer. Inclusive, bebês de mães que fumam correm um risco muito grande.
O cigarro, que contém 250 substâncias nocivas à saúde, está envolvido em 75% das doenças que podem levar à morte. Portanto, quando um fumante quer abandonar o hábito, precisa receber todo o apoio de familiares e amigos. O tabagismo é uma doença e precisa ser tratado. O tratamento é feito por meio da substituição da nicotina, do uso de medicamentos (bupropiona e vareniciclina) e de apoio psicológico.
Muitos fumantes, quando largam o cigarro, sentem-se ansiosos, e até comem mais, aumentando de peso. Mas podemos ajudar de várias maneiras. Comece expressando sua simpatia e solidariedade para com a pessoa que tomou a decisão de parar de fumar.
Saiba o que acontece com seu corpo ao deixar de fumar
Reconheça que o processo pode apresentar algumas dificuldades; mas expresse sua confiança no êxito da empreitada. Coloque-se à disposição para auxiliar, dê sugestões acerca de profissionais e serviços a que a pessoa possa recorrer. E, acima de tudo, não a critique por ter começado a fumar e não fale de tentativas fracassadas, da pessoa ou de outras. Pensar no êxito é a primeira condição para se conseguir chegar ao êxito.