Entenda como a parada cardiorrespiratória pode ser fatal se não houver socorro imediato. Saiba como agir nesses casos.
Redação | 26 de Novembro de 2020 às 12:07
As doenças cardiovasculares são as que mais geram óbito no mundo. Dentre elas, está a parada cardiorrespiratória, que faz cessar as atividades cardíacas e respiratórias subitamente; e consequentemente a circulação sanguínea. Mas com a identificação rápida e os primeiros socorros certos é possível evitar esse fim.
O jogador de futebol argentino, Diego Maradona, infelizmente não conseguiu sobreviver. Se recuperando de uma cirurgia no cérebro, mas com outras complicações de saúde, Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa e não houve tempo de ser socorrido.
Nesses casos a primeira recomendação dos médicos é chamar uma ambulância imediatamente. Mas enquanto espera, é importante fazer a ressuscitação cardiovascular (RCP), principalmente para evitar sequelas.
Normalmente, ao ter uma parada cardiorrespiratória a pessoa apresenta os seguintes sinais:
Nesse caso o socorro precisa ser imediato, pois as funções vitais estarão paralisadas. O cérebro não estará recebendo oxigênio suficiente, e o coração parado.
Ao se deparar com alguém tendo uma parada cardiorrespiratória tente rapidamente fazer uma ressuscitação cardiovascular (RCP). Essa manobra poderá diminuir significativamente as chances do paciente ter sequelas graves, como lesões cerebrais e em outros órgãos, e até morrer.
Entretanto, é importante que a RCP seja feita corretamente. Ela precisa ser realizada com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto (aproximadamente 5 compressões a cada 3 segundos) para que sejam restabelecidos os batimentos cardíacos e o funcionamento do pulmão.
Veja como fazer:
Para evitar esse quadro é importante estar sempre atento à saúde. Vários problemas cardíacos podem levar a uma parada cardiorrespiratória, como a trombose coronariana. Apesar de ter tratamento, as sequelas podem ser graves.
Atenção! Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.