Parabenos: médica explica o que são e se você deve mesmo evitá-los

Talvez em algum momento de sua vida você já tenha ouvido falar que os parabenos trazem malefícios à sua saúde e que, portanto, você deve evitá-los. E

Julia Monsores | 14 de Junho de 2021 às 11:00

Gam1983/iStock -

Talvez em algum momento de sua vida você já tenha ouvido falar que os parabenos trazem malefícios à sua saúde e que, portanto, você deve evitá-los. E assim, deve sempre checar o rótulo de seus cosméticos antes de comprar cremes, shampoos e outros produtos.

Mas afinal, o que são os parabenos? E eles realmente fazem mal? Para explicar esse cenário, conversamos com a Dra. Kate Koetz, da clínica For All Group de São Paulo. Continue acompanhando para saber mais!

O que são parabenos?

Imagem: iStock

Muito se fala sobre os parabenos, e do “mal” que eles fazem à pele. Inclusive, muitas pessoas já optam por utilizar produtos sem essas substâncias — como é o caso da atriz Suzanna Freitas, que revelou que prefere produtos de beleza veganos e sem parabenos.

RELACIONADAS

Pastilhas para máquina de lavar: saiba como utilizar

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

As melhores piadas para relaxar antes de ir dormir

Mas será que eles são realmente os vilões? 

“Os parabenos são muito utilizados em cosméticos, pois formam uma família de conservantes químicos super eficazes em muitas fórmulas e também é um conservante mais barato e acessível, por isso são tão usados em cosméticos e ainda é a maioria dos conservantes utilizados nos mercados. Eles são usados principalmente para eliminar micro-organismos como fungos e bactérias”, explica a Dra. Kate Koetz.

Talvez você deva estar se perguntando: “mas se tudo que foi citado diz respeito a coisas boas, por que crucificam os parabenos?” De acordo com a médica, essa repercussão negativa foi gerada a partir de visões equivocadas de pesquisas e estudos científicos que acabaram se espalhando pela boca do povo.

“A raiz dessa repercussão foi um estudo que encontrou parabenos em tumores de mama, porém, contudo e todavia, não existem nenhuma evidência de que foram os parabenos que causaram os tumores e atualmente, também não há nenhuma evidência científica de que os parabenos causam mal à saúde. Porém, há só uma ressalva: há pessoas que são alérgicas a essa substância, portanto vá ao médico e verifique se você não é uma delas. “, explica.

Os principais tipos de parabenos são:⠀

Concentração permitida pela Anvisa

Imagem: torwai/iStock

Tanto a Sociedade Americana de Câncer (ACS) quanto a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que não há fundamentos suficientes para associar os parabenos a maior chance de desenvolvimento de câncer.

“Eles funcionam melhor dependendo das situações, às vezes estarão juntos para funcionarem melhor. A penetração dos parabenos na pele é mínima. A quantidade de uso é bem rígida aqui no Brasil, a Anvisa permite 0,4% de cada parabeno e no máximo 0,8% de parabeno total em um produto cosmético”, explica a médica, que acrescenta que é por isso que eles são considerados seguros para serem utilizados em cosméticos.

“Inclusive são usados em medicamentos e alimentos também, pois são super eficientes e estáveis. Porém, quem decide se vai utilizar produtos que contém essa substância é você, mas lembre-se de não demonizá-los e espalharem o terrorismo cosmético pela internet”, conclui.


Fonte: Dra. Kate Koetz, formada em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil, pós graduada em terapia intensiva pelo Hospital Albert Einstein, dermatologia, estética e cosmetologia pela Unifesp. Atua na clínica For All Group, em São Paulo.  

Compartilhe: