Você já ouviu falar do mastruz, também conhecido como erva-de-santa-maria? Leia este artigo e saiba mais sobre seus benefícios e como usar.
Letícia Taets | 7 de Fevereiro de 2021 às 17:00
Você já ouviu falar do mastruz? Também conhecida como erva-de-santa-maria, esta planta, de nome científico Chenopodium ambrosioides, é nativa da América tropical e do México. No Brasil, pode ser encontrada por todo o território.
Leia também: Chá para diabetes: 5 chás para controlar naturalmente a glicemia
Também conhecido por nomes como chá-do-méxico, mastruço e erva-formigueira, o mastruz pode ser encontrado em forma de folhas secas para chá, cápsulas e também sob a forma de óleo essencial.
Dentre os principais benefícios do mastruz relatados por quem o consome, podemos destacar:
O uso da erva-de-santa-maria geralmente é indicado para pessoas com problemas digestivos, de pressão alta e com questões no sistema imunológico.
O consumo de mastruz é contraindicado especialmente para mulheres gestantes, pois a planta contém propriedades abortivas. Também não deve ser utilizado por crianças.
No entanto, é necessário atenção ao consumo, especialmente na forma de óleo essencial, pois a concentração de substâncias potencialmente tóxicas é maior.
Portanto, é recomendado que um profissional de saúde seja consultado quanto ao consumo de erva-de-santa-maria.