Descubra para que serve a cera de ouvido

Apesar de ser nada agradável, a cera de ouvido tem um importante papel na nossa saúde. Aprenda mais sobre ela e descubra qual é esse papel!

Redação | 3 de Fevereiro de 2022 às 14:00

Voyagerix/iStock -

Talvez não seja uma das características mais atraentes do corpo, mas a cera de ouvido faz parte de suas defesas naturais. O nome médico dado a ela é cerúmen ou cerume. Ela é uma secretada de forma natural por glândulas dos canais auditivos e serve como uma capa protetora para o canal auditivo.

Leia também: Saiba como preservar a audição

Em outro post, falamos sobre o incrível poder da audição, um dos mais incríveis sentidos humanos. A seguir, aprenda mais sobre a cera, entenda como funciona e descubra porque ela é tão importante para o corpo humano.

Como surge a cera de ouvido?

A cera limpa e protege, prendendo o pó e a sujeira que entram e impedindo o crescimento de bactérias. Graças em parte aos movimentos da fala e da mastigação, a cera velha vai saindo até a orelha, onde cai ou é lavada, levando consigo germes e partículas estranhas e abrindo espaço para a cera nova.

Como tirar a cera corretamente?

Em circunstâncias normais, cuidar adequadamente da cera se resume a deixar que esse processo aconteça naturalmente. Se houver cera visível na orelha, é fácil limpá-la suavemente com um pano.

No entanto, não tente removê-la por dentro. Não se sinta tentado pelo formato cilíndrico de alguns cotonetes, pois “pôr qualquer coisa no ouvido traz o risco de, na melhor das hipóteses, empurrar a cera mais para dentro ou, na pior, danificar a pele delicada”, diz o Dr. Shakeel Saeed, professor de Otologia e Neurotologia do Instituto do Ouvido da University College London, no Reino Unido. É possível até perfurar o tímpano ou deslocar os ossos do ouvido interno.

Cera de ouvido pode fazer mal?

A resposta curta é: sim, ela pode se estiver em excesso! O canal auditivo pode ser obstruído pela cera se as glândulas dos ouvidos produzirem quantidade excessiva (algumas produzem), se seu corpo não conseguir limpá-la com eficiência ou se você, acidentalmente, a empurrar para dentro numa tentativa mal orientada de limpeza.

Sintomas

Os sintomas de obstrução podem ser dor de ouvido, tinido, perda auditiva, tontura e até tosse, já que o acúmulo pode pressionar os nervos e provocar o reflexo da tosse.

Tratamento

O médico, com ferramentas e métodos profissionais, conseguirá a remoção de forma muito mais segura do que você. Outra razão para procurar o clínico geral: talvez os sintomas não se devam ao cerúmen, mas a uma infecção, à perda auditiva ligada à idade, à lesão por mudança de pressão ou a vários outros problemas.

Se a obstrução for uma ocorrência frequente, o médico pode recomendar limpezas e/ou o uso de gotas que amolecem a cera. Há fórmulas comerciais à venda, mas óleo mineral ou azeite também fazem o serviço. Se o aparelho auditivo estiver contribuindo para o problema, o Dr. Saeed recomenda “removê-lo várias vezes por dia, durante cerca de uma hora, para ver se ajuda”.

Por Samantha Rideout