Saiba se comer pão engorda mesmo ou se isso, na realidade, não se trata apenas de um mito.
Thyago Soares | 16 de Outubro de 2025 às 10:00
O pão está entre os alimentos mais amados nacionalmente e faz parte da rotina alimentar de muita gente. Contudo, na hora de emagrecer e cuidar da saúde, muita gente vê no pão um verdadeiro inimigo. Mas afinal, o pão engorda mesmo? Vamos te explicar se esse estigma é verdade.
Na realidade, nenhum alimento por si só tem o poder de engordar, o ganho de peso acontece quando se consome mais calorias do que o corpo gasta ao longo do tempo. Então, sim, o pão pode entrar no cardápio de quem quer emagrecer, desde que inserido com equilíbrio e seja parte de uma rotina alimentar balanceada.
Em termos de calorias, a variação entre tipos de pão existe, mas não é tão dramática. Por exemplo, um pão francês de 50 g pode ter aproximadamente 135 kcal, enquanto os pães integrais ou de forma geralmente apresentam valores próximos, cerca de 250-340 kcal por 100 g, dependendo da receita. Portanto, o excesso neste consumo é que pode ser maléfico.
Também vale ressaltar que o tipo de pão ingerido e os acompanhamentos que você vai comer com ele também devem ser vigiados. Pães feitos com farinha refinada, pobres em fibras, com adição de açúcares ou ingredientes ultraprocessados tendem a ter menor valor nutricional e, quando consumidos em excesso, podem contribuir para desequilíbrios metabólicos.
Por outro lado, as versões integrais ou enriquecidas com grãos oferecem fibras, vitaminas e podem auxiliar a trazer uma maior saciedade, o que pode ajudar a “segurar” a fome por mais tempo.
Outro ponto que gera confusão é o horário de consumo, muita gente acredita que pão “à noite engorda mais”, quando na real, as calorias são as mesmas de manhã, tarde ou noite. O que realmente importa é o equilíbrio alimentar do dia inteiro e os ajustes individuais e de forma geral, a recomendação é que durante o período da noite o consumo de carboidratos seja reduzido para quem busca controlar glicemia ou perder peso, mas isso tem de ser orientado conforme cada pessoa.
No fim das contas, o pão não precisa ser um vilão e pode fazer parte de uma alimentação saborosa e saudável, se consumido com consciência e dentro de um planejamento equilibrado.
Vacina 100% brasileira contra a Covid pode ser oferecida pelo SUS até 2027
Aroeira: o que é, como usar e quais os cuidados
Avanços da medicina e terapias no tratamento da paralisia cerebral
Pressão de 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão; entenda o que isso significa