Atriz foi acometida pela doença durante os ensaios para o quadro "Dança dos Famosos".
A atriz Priscila Fantin, integrante da atual temporada da Dança dos Famosos no "Domingão com Huck", revela que seu estado de saúde prejudicou os seus ensaios para o programa. Fantin contou que sofreu uma paniculite mesentérica, uma inflamação rara no intestino, na última semana antes de estrear no quadro com sua apresentação de dança.
"Nossa primeira apresentação no Dança dos Famosos exigiu muita garra! Até mesmo durante a semana de ensaios, já que fui acometida por uma paniculite mesentérica que tirou toda minha energia e disposição. Gostaria de ter me dedicado 100% como sempre faço e isso por si só já foi um problema pra mim. Eu dei o meu melhor", disse a atriz.
O que é a paniculite mesentérica
A paniculite mesentérica é uma doença crônica que, se não tratada corretamente, pode gerar necroses (morte das células ou tecidos do organismo), fibroses (cicatrização imperfeita dos tecidos) e retração do órgão.
Leia também: Abdominoplastia: o que você precisa saber sobre esse procedimento?
A doença se caracteriza pela inflamação do mesentério, o órgão entre o intestino delgado e o abdômen, por onde passam vasos sanguíneos. O mesentério garante a posição correta dos intestinos no organismo, além de proporcionar a nutrição desses órgãos.
Quando a gordura do mesentério está inflamada, é chamado de paniculite mesentérica. A patologia geralmente aparece em pessoas acima dos 50 anos de idade, em maioria pessoas do sexo masculino.
As causas da doença ainda não são conhecidas, porém, há suposições de que tenha origem em cirurgias feitas no abdômen previamente pelo paciente, traumas na região do abdômen ou doenças autoimune.
Sintomas da paniculite mesentérica
O diagnóstico correto da paniculite mesentérica deve ser feito com uma tomografia. Porém, ao indentificar certos sintomas, é importante recorrer a um médico. Alguns dos principais sintomas acometidos pela inflamação do mesentério são:
- Dores abdominais - por ser uma doença crônica, as dores abdominais costumam oscilar, aumentando e diminuindo constantemente;
- Náuseas - em alguns casos as náuseas podem causar vômitos também;
- Diarréia - em algumas situações a pessoa pode experimentar o trancamento do intestino ao invés da diarréia;
- Febre;
- Inapetência - ausência de apetite.
Tratamentos
Na maioria dos casos de paniculite mesentérica não é preciso de cirurgia. O tratamento exige acompanhamento médico para realizar os procedimentos corretos:
- Hidratação com soro em grande quantidade (em casos mais graves);
- Uso de remédios analgésicos.
Leia também: Medicamento experimental cura 18 pacientes com leucemia
Além disso, a coloproctologista Bruna Vailati também recomenda um bom cuidado com a nutrição durantes os períodos de crise da inflamação.
"Na maioria das vezes, a paniculite mesentérica não traz grande repercussão, a gente só recomenda que os pacientes fiquem com a dieta um pouquinho mais leve até melhorar a dor. Evitem comidas muito gordurosas, muita fritura, coisas pesadas, assim como comidas com muita fibra, muito cruas, que acabam piorando os sintomas", disse Vailati ao portal Uol.