Com o aumento do tempo de tela das crianças em virtude da pandemia, cientistas acreditam que a visão dos pequenos pode sair prejudicada.
Letícia Taets | 13 de Março de 2021 às 20:00
De acordo com estudo publicado pela JAMA Ophtamology em janeiro deste ano, é possível que cada vez mais crianças ao redor do mundo apresentem problemas de visão como a miopia em virtude da pandemia, com o grande aumento do tempo diário de tela em suas vidas.
Nesta pesquisa, realizado com mais 120 mil crianças na China, foi descoberto que a prevalência de miopia aumentou até três vezes em crianças de 6 a 8 anos em 2020 em comparação com os cinco anos anteriores.
As taxas de miopia, a doença de visão mais comum em todo o mundo, vêm aumentando continuamente há várias décadas. Segundo algumas estimativas, quase metade da população global será míope em 2050.
Com a pandemia de Covid-19, o comum é que as crianças passem cada vez mais tempo conectadas aos seus dispositivos eletrônicos, não apenas para diversão, já que não é possível sair de casa, mas também para que possam assistir aulas, visto que em muitos locais as aulas ainda não voltaram.
Para preservar os olhos e evitar a fadiga ocular, especialistas recomendam que os papais e mamães façam com que seus filhos sigam a regra 20/20/20, projetada pelo optometrista estadunidense Jeffrey Ansel:
A cada 20 minutos, desviar o olhar para algo distante cerca de 6 metros (20 feet, no original) por 20 segundos. É possível contar com aplicativos para ajudar nessa tarefa, de maneira que um alarme soe a cada 20 minutos.
E, em caso de queixas das crianças em relação à dor de cabeça ou visão turva/embaçada, vá ao oftamologista.