Saiba o motivo pelo qual sua pálpebra treme e como dar um jeito nessa sensação.
O tremor nas pálpebras é um sintoma que acaba preocupando muita gente. Embora seja algo comum, esse tremor acaba assustando as pessoas e para evitar se preocupar de forma desnecessária, é necessário entender o motivo que isso acontece.
Nem sempre estar com as pálpebras tremendo é sinal de alguma coisa mais grave, viu? Em entrevista à CNN, o oftalmologista e cirurgião Tiago César Pereira Ferreira explica que esse fenômeno é conhecido como ‘mioquimia palpebral’.
De acordo com o profissional, ele ocorre por conta de uma hiperatividade no nervo responsável por fazer o controle da musculatura da pálpebra. O especialista pontua que normalmente isso ocorre quando o indivíduo está passando por alguma situação de estresse, pressão e alteração emocional.
“O estresse é um dos principais gatilhos para o tremor na pálpebra. Quando estamos emocionalmente sobrecarregados, nosso sistema nervoso fica mais sensível, o que pode levar à ativação involuntária do nervo facial, que controla os músculos da pálpebra. Esse estímulo nervoso excessivo pode desencadear os tremores”, explicou.
Outros fatores que podem acabar causando esse tremelique nas pálpebras é a privação do sono, cansaço ocular, consumo excessivo de cafeína e deficiências nutricionais. “A privação de sono aumenta a sensibilidade dos músculos e nervos, tornando-os mais suscetíveis a movimentos involuntários. Enquanto isso, o cansaço ocular, frequentemente causado por longas horas diante de telas ou leitura prolongada, também é um fator comum”, esclareceu o médico.
Como aliviar o tremor nas pálpebras
De acordo com o médico, normalmente esse tremor nas pálpebras passa sozinho ou após uma boa noite de sono. Porém, se a questão tiver relação com vista cansada, a indicação profissional é de fazer um descanso longe de celulares, computadores e televisores.
Para aliviar diretamente o tremor, você pode recorrer a uma compressa de água morna sob os olhos. Isso deve contribuir para o relaxamento da musculatura da região.