Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indicou possíveis efeitos do ovo na cognição.
O ovo é uma fonte de proteína que apresenta muitos pontos positivos, desde sua facilidade de preparo à sua versatilidade. E uma pesquisa de agosto desse apontou mais uma questão que integraria a lista de benefícios do alimento.
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram evidências do impacto que o ovo tem na memória.
Você também pode gostar:
Entenda o estudo
A pesquisa analisou o impacto do consumo de ovos na função cognitiva de 890 adultos, sendo 533 mulheres e 357 homens, de até 55 anos. Para isso, os estudiosos aplicaram um questionário para entender a dieta dessas pessoas e testes da sua função mental, como de memória.
Assim, os resultados sugerem que o alimento tem um pequeno benefício na memória das mulheres, que não tem efeitos prejudiciais à cognição e que na verdade pode ajudar em sua manutenção. Além disso, os autores concluem ressaltando a necessidade de outros estudos que levem em consideração outras variáveis também, com maior número de participantes e com imagens do cérebro.
Se você deseja saber mais detalhes das metologias usadas, bem como as tabelas e gráficos com os resultados, o estudo pode ser lido na íntegra no site da editora MDPI.
Além da possível contribuição para o funcionamento do cérebro, o ovo já é conhecido por vitamina A, E e vitaminas do complexo B e em outros minerais. A proteína fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim, fortalece os ossos e ajuda a saúde mental. Portanto, mesmo que as pesquisas futuras não confirmem grande influência do ovo na memória, ainda há muitas vantagens em incluir esse alimento na dieta.
Não deixe de conferir também: Estudo aponta que medicamentos para dormir aumentam risco de demência