Na década de 1990 surgiu o Outubro Rosa. Um mês inteiro dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama. Conheça mais dessa história!
Laura Oliveira | 2 de Outubro de 2023 às 06:00
A campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Entretanto, somente em 1997 é que entidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. O mês de Outubro foi escolhido como epicentro das ações e a campanha se tornou o maior movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama.
A campanha é celebrada anualmente com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero). Durante o Outubro Rosa é comum o compartilhamento de informações sobre essas doenças, promovendo a conscientização e proporcionando maior acesso ao diagnóstico e ao tratamento.
Um pouco atrasado, o Outubro Rosa surge no Brasil através da iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes da causa. Com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos, elas iluminaram de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, no ano de 2002. Mas foi somente em 2008, quando diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades, que o Outubro Rosa ganhou força no Brasil.
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O INCA participa do Outubro Rosa desde 2010 promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema. Também produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença. A cartilha oficial do Instituto Nacional do Câncer reafirma a necessidade de falar abertamente sobre o assunto para combater a desinformação.
As campanhas anuais tem como objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim como desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha busca enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Além disso, informa que é recomendada a mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos, esclarece pós e contras da mamografia de rastreamento e que o SUS oferece o exame para mulheres brasileiras em todas as faixas etárias gratuitamente.
Verifique todas as informações sobre a campanha do INCA e tire suas dúvidas sobre o câncer de mama.