O comunicador alertou seus fãs sobre a importância do autocuidado e de manter uma rotina de exames.
Thyago Soares | 3 de Fevereiro de 2025 às 17:10
O comunicador Otávio Mesquita surpreendeu a internet ao revelar que precisou realizar uma cirurgia no coração para desentupir artérias. O caso de Mesquita deixou os seus seguidores alarmados e na ocasião, o apresentador aproveitou para reforçar a importância de manter uma rotina de exames regulares a fim de controlar a saúde.
Segundo Mesquita, uma conversa com um amigo foi determinística para que o profissional da comunicação se sentisse incentivado a realizar exames periódicos e viesse a descobrir que estava com problemas no coração.
“Não perdi meu bom humor, não perdi minha emoção com Deus e repito: cuidem-se, tá bom? Desculpe ficar uma semana longe, mas hoje voltei ao trabalho e já estou superfeliz. Esse coração aqui é meu e de vocês. Beijos! Bora”, escreveu em suas redes.
O caso de Mesquita reforça a importância de manter uma rotina de exames e cuidados, uma vez que a realização de exames preventivos é essencial para a manutenção da saúde e a detecção precoce de diversas doenças.
Muitas condições, tais quais a hipertensão, o diabetes e os problemas cardíacos, podem se desenvolver de maneira silenciosa, sem apresentar sintomas em estágios iniciais. Ao realizar check-ups regulares, é possível identificar alterações no organismo antes que se tornem problemas graves, aumentando significativamente as chances de tratamento eficaz e recuperação.
No caso de Otávio, uma artéria obstruída poderia levar a um ataque cardíaco. Em entrevista à Caras Brasil, o cardiologista Raphael Boesche Guimarães explicou: "Quando uma artéria coronária está tão obstruída, o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é severamente reduzido, aumentando significativamente o risco de um ataque cardíaco".
O médico também reforça que é imprescindível que pessoas acima dos 40 anos mantenham exames preventivos atualizados. "A aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias, pode ser silenciosa por muitos anos. A única maneira de detectá-la precocemente é através de exames como o teste ergométrico, ecocardiograma ou angiografia coronariana", elucidou o profissional.
"Novos nódulos": influenciadora piora quadro de câncer após parto
Dengue: veja os medicamentos que você não pode tomar
Vitória Strada revela luta contra vício antes do BBB25; entenda
Mastopexia: entenda a cirurgia que Virgínia Fonseca fez nos seios