Onda de calor: o uso incorreto de protetor solar pode trazer consequências drásticas!

A radiação ultravioleta é uma inimiga já conhecida da pele. Saber usar corretamente o protetor solar é fundamental, ainda mais na atual onda de calor.

Cadu Guarieiro | 21 de Setembro de 2023 às 12:49

Em setembro do ano passado, a diferença entre a bochecha e o pescoço de uma idosa de 92 anos chocou a internet. - Imagem: reprodução/Twitter @AviBittMD

Devido às consequências do aquecimento global e outros fatores climáticos, estamos vivendo uma onda de calor que não põe em cheque apenas nosso conforto, mas também nossa saúde. Além de problemas como a desidratação virem à tona, os cuidados com a pele se fazem ainda mais fundamentais. Não é de hoje que sabemos sobre os riscos da radiação ultravioleta, porém, você sabe o que acontece com nossa pele caso não façamos o uso correto do protetor solar?

Leia também: 6 mitos e verdades sobre o uso de protetor solar no dia a dia.

Em setembro de 2022, a foto de um artigo científico viralizou na internet. Nela, era exposta a diferença visível entre a bochecha e o pescoço de uma idosa de 92 anos. Ainda que a mulher fizesse uso diário do filtro solar, o produto era utilizado somento no rosto e não no resto do corpo, o que contribuiu drasticamente para seu envelhecimento nessas regiões.

 

A pesquisa feita por C. Posch e publicada no Journal of The European Academy of Dermatology & Venerology fomentou a discussão sobre o uso incorreto do protetor solar e expôs, além da consequência estética, o risco do câncer de pele.

Cheek and neck of a 92-year-old female, who used UV-protective moisturizers on her face but not on the neck for 40+ years.https://t.co/Q8wWxY2tDE pic.twitter.com/FBSswmYxt1

— Avi Bitterman, MD (@AviBittMD) September 2, 2022

Além do envelhecimento precoce que resulta em flacidez, rugas e linhas de expressão, esse tipo de hábito é danoso também a curto prazo. Ficar muito tempo exposto à radiação solar ocasiona queimaduras de primeiro grau, responsáveis por vermelhidão e ardência, de segundo grau, capazes de causar dor e inchaço e até mesmo de terceiro grau, resultando em bolhas pelo corpo!

Mas afinal, qual o jeito correto de passar protetor solar? Talita Rodrigues é esteticista e, em seu canal do YouTube, explica como aplicar protetor solar corretamente!


Ainda que as marcas da idade sejam inevitáveis, é possível minimizá-los! Confira os 5 cremes antissinais que te deixarão ainda mais bonita! E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

câncer de pele protetor solar onda de calor uso incorreto de protetor solar

Leia também

7 protetores solares mais recomendados por dermatologistas em 2024

É preciso usar protetor solar no inverno? Saiba o que dizem os especialistas

Protetor solar em bastão: conheça os benefícios e como usar