A rede criada irá utilizar dados de amostras coletadas para criar uma vigilância abrangente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, no último sábado (20), uma rede global para detectar e prevenir ameaças de infecções à nível mundial.
A chamada Rede Internacional de Vigilância de Patógeno (em inglês, Ipsn) visa estabelecer e aprimorar os padrões para coleta de amostras e rastreamento que possam auxiliar na criação de políticas públicas.
Leia também: OMS avalia inclusão de remédios contra obesidade em lista de medicamentos essenciais
A rede utiliza a genômica de patógenos para identificar o código genético de vírus, bactérias e outros organismos responsáveis por doenças infecciosas. A partir das informações, o sistema consegue definir as características de cada infecção, seu nível de fatalidade e como se propagam.
Monitoramento para tratamentos e vacinas
Com a genômica e a análise de dados públicos, o objetivo da OMS é que o sistema ajude profissionais da saúde de todo o mundo a identificar e rastrear doenças para prevenir surtos com o devido amparo. O sistema utiliza dados de governos, fundações filantrópicas, organizações multilaterais, sociedade civil, academia e setor privado.
Leia também: Entenda como são transmitidas as infecções e como se proteger
Além disso, as informações serão úteis para a produção de novos tratamentos e vacinas. Ao identificar possíveis infecções em estágios iniciais, é possível prevenir que elas evoluam para quadros de epidemia e pandemia.
Rastreamento na saúde pública
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, a iniciativa promove benefícios para a segurança da saúde em cada país, ao incluir o sequenciamento do genoma de patógenos e dados de análise como parte de seus sistemas de saúde pública.
A propagação de doenças infecciosas representa um desafio global para a saúde pública. O rastreamento de infecções visa monitorar e controlar a disseminação dessas doenças, permitindo uma resposta rápida e eficaz.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular"