OMS emite diretriz sobre o uso de canetas emagrecedoras

Saiba o que diz a primeira diretriz emitida pela OMS sobre o uso de canetas emagrecedoras para combater a obesidade.

Thyago Soares | 2 de Dezembro de 2025 às 09:35

Pela primeira vez, esse tipo de remédio é reconhecido internacionalmente como contribuinte no combate à obesidade. - Reprodução / Freepik

A Organização Mundial da Saúde publicou nesta segunda-feira, 1/12/2025, sua primeira diretriz oficial sobre o uso das chamadas “canetas emagrecedoras”, ou seja, os medicamentos à base de agonistas de GLP-1, como Semaglutida, Tirzepatida e Liraglutida, no tratamento da obesidade. 

Entenda a nova diretriz

A recomendação da OMS diz que o uso desses medicamentos é permitido para adultos, com exceção de gestantes, que tenham diagnóstico de obesidade, ou IMC superior a 30,  e estejam inseridas numa abordagem de longo prazo.

A entidade enfatiza que o medicamento não deve ser visto como solução isolada, logo, é necessário combinar o uso destes remédios com mudanças no estilo de vida, a adoção de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

RELACIONADAS

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Segundo a OMS, o objetivo é tratar a obesidade como uma doença crônica e complexa, reconhecendo seus múltiplos determinantes, ambientais, genéticos e sociais, e promovendo cuidado contínuo e abrangente.

Por que essa diretriz foi emitida agora?

A emissão desta diretriz para o uso de canetas emagrecedoras para fins de perda de peso se dá em meio a um crescimento global expressivo da obesidade, que segundo os dados da OMS afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e foi associada a 3,7 milhões de mortes em 2024.

Além disso, tratamentos anteriores para obesidade muitas vezes tinham eficácia limitada ou efeitos colaterais significativos. As terapias com GLP-1 ganharam destaque por sua eficácia comprovada na redução de peso e melhora de marcadores metabólicos, e agora recebem respaldo institucional para uso em escala global.

Para pessoas com diagnóstico de obesidade, a diretriz da OMS representa um avanço importante, uma vez que é a primeira vez que há uma orientação internacional clara que reconhece as “canetas emagrecedoras” como parte legítima de um plano de tratamento de emagrecimento.


Quer se manter bem informado sobre saúde e bem-estar? A revista Seleções publica, edição após edição, reportagens confiáveis e acessíveis que ajudam você a tomar decisões conscientes e seguras sobre a sua saúde. Assine a versão impressa e receba esses conteúdos em casa.

Compartilhe:
notícias saúde OMS caneta emagrecedora

AS MAIS LIDAS

Anvisa proíbe venda de picolé e paçoca com creatina; entenda motivo

Estudo revela que teste genético de embriões aumenta chances de gravidez após os 35

Médica descobre a ‘verdadeira beleza’ após vencer o câncer de mama: “Coragem de seguir”

Cortar açúcar emagrece? Veja 6 benefícios para seu corpo depois de reduzir o consumo de açúcar