O óleo de coco pode ser um aliado no combate à candidíase, mas os especialistas alertam para outras propriedades.
O óleo de coco está entre os remédios caseiros mais cotados para acabar com a candidíase. Esse óleo é famoso por ser barato e poder ser facilmente utilizado em cosméticos e até mesmo como lubrificante íntimo, quando se trata de tratar a candidíase, o óleo de coco pode ser um aliado.
Esse óleo é extraído da polpa do coco fresco e maduro, tendo em sua composição ácidos graxos saturados e insaturados. Ele pode ser consumido na alimentação, mas tem o seu uso principal na pele, afinal, ele conta com propriedades hidratantes poderosas.
Esse óleo conta com propriedades potentes antibacterianas e antifúngicas e pode ser utilizado para auxiliar no tratamento da candidíase. Segundo a ginecologista Mariana Rosário declarou para o Minha Vida Saúde, o uso do óleo de coco pode sim contribuir para parar a proliferação do fungo que causa a candidíase.
A médica instrui que é necessário fazer a aplicação do óleo com a ajuda de uma luva, introduzindo na região vaginal com cautela e o uso dele como medicação natural pode não substituir a utilização de pomadas específicas para tratar o fungo. É necessário consultar um médico para determinar as melhores opções de tratamento.
Além disso, o uso do óleo de coco na região íntima é uma discussão polêmica, afinal, há quem o utilize até mesmo como um hidratante para a região genital e até mesmo como um lubrificante natural para a hora H. Os médicos e especialistas afirmam que quando utilizado na região vaginal, é necessário ter atenção redobrada.
Devido às propriedades antibacterianas que mencionamos acima, o uso do óleo de coco na região vaginal deve ser feito com moderação. Isso se deve ao fato do uso desse óleo pode causar um desequilíbrio no PH da região íntima, que possui a sua própria flora de bactérias.
As alterações de PH podem fazer mal para a vagina e eventualmente, causar reincidência na candidíase e proliferação bacterianas na região.