O que fazer se for picado por um escorpião? Casos aumentam em setembro

Não se desespere, saiba o que fazer para evitar complicações.

Carol Peres | 18 de Setembro de 2024 às 13:01

É importante ter atenção, pois o tratamento não está disponível em todos os hospitais. - RHJ/iStock

Um homem foi picado por um escorpião em Fortaleza na última segunda-feira (16). Esse caso não é o único, já que o mês de setembro é um período em que as chances de ser mordido por um desses animais são maiores.  Além do início da primavera representar uma elevação das temperaturas, este é também o momento de reprodução desses artóprodes.

Portanto, nessa parte do ano torna-se ainda mais importante estar atento aos ambientes. Porém, caso você não consiga evitar sofrer uma picada de escorpião, saiba exatamente o que você precisa fazer.


Você também pode gostar:


Quais são os sintomas da picada de escorpião?

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da mordida de um escorpião se dão de duas formas diferentes. Os sinais podem ser através de manifestações locais, como dor imediata e que se espalha para outras partes do corpo. A pessoa pode também sentir dormência e notar manchas vermelhas e sudorese na região da mordida.

Além disso, também podem acontecer manifestações sistêmicas, ou seja, sudorese profusa, agitação psicomotora, tremores, náuseas, vômitos, produção anormal de saliva, hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar agudo e choque.

Saiba o que fazer em caso de mordida de escorpião

Confira as recomendações do Ministério da Saúde para situações de acidentes escorpiônicos.

1. Mantenha a calma

Nesses momentos é muito importante não perder o controle, para evitar atitudes que podem piorar a situação. Isso se aplica tanto a casos em que você foi a pessoa picada ou se foi outra pessoa. 

2. Afaste-se do escorpião

O próximo passo é afastar-se do causador do acidente. Se a pessoa se sentir segura, pode tentar capturar o escorpião com um pote com tampa, contatando, em seguida, o serviço responsável pelo controle de escorpiões do município.

3. Limpe o local da picada

Higienize a área que foi mordida com água e sabão, não use nada além disso. Ainda conforme o Ministério da Saúde, não há evidências científicas que mostram que tratamentos caseiros funcionam em casos de acidentes com escorpiões.

4. Encaminhe a vítima para uma unidade de saúde

A pessoa que for picada precisa de tratamento rápido, com Soro Antiescorpiônico ou Soro Antiaracnídico, se o primeiro estiver em falta. É muito importante destacar que esses soros só são administrados gratuitamente em hospitais da rede SUS, logo, não estão disponíveis em hospitais particulares. 

Não deixe de conferir: O que é tumor osteocondroma, diagnóstico da nora de Luciano Huck e Angélica

ministério da saúde tratamento sintomas recomendações Picada de escorpião escorpião

Leia também

Hábito comum no banho pode prejudicar sua pele no tempo seco; veja como evitar

Uso de Ozempic e Monjauro pode aumentar riscos durante anestesia; veja alerta da Anvisa

Atenção, responsáveis! Tempo seco e poluição exigem cuidados redobrados com recém-nascidos

Atenção, pais! Saiba identificar os primeiros sinais de câncer ocular infantil

Fisiculturista aos 13 anos? Saiba qual a idade recomendada para começar a malhar

É possível prevenir a demência? Veja o que dizem os especialistas