O que é osteomielite, condição da ex-BBB Letícia Santiago

Entenda o que a osteomielite, doença com a qual Letícia Santiago foi diagnosticada.

Thyago Soares | 20 de Novembro de 2024 às 14:08

A jovem foi diagnosticada com doença rara e surpreendeu seus seguidores. - (Reprodução / Divulgação)

A ex-BBB Letícia Santiago surpreendeu os seus seguidores ao revelar ser portadora de condição bizarra. A mulher, que participou do BBB14, contou que devido ao seu diagnóstico inusitado, precisou ser até mesmo internada.

Letícia, que tem 38 anos, contou através das suas redes sociais que acabou sofrendo uma fratura em sua mandíbula devido a uma osteomielite. A influenciadora chegou a ficar 13 dias internada, recebeu o diagnóstico e precisou retornar ao hospital após a fratura.

"No sábado, uma tomografia constatou uma fratura da mandíbula e, depois da equipe de médicos avaliarem prós e contras diante da infecção, resolveram operar", explicou.

Mas afinal, o que é osteomielite? Essa condição se trata de uma infecção nos ossos causada por bactérias ou fungos. Os organismos se disseminam no corpo através do sangue e podem afetar o tecido ósseo.

Normalmente, o principal microorganismo causador dessa infecção é a bactéria Staphylococcus aureusé. Essa doença é classificada em três variações aguda, vertebral e crônica. Especialistas apontam que a condição também pode ser deflagrada através de lesões cutâneas.

Alguns dos principais sintomas dessa enfermidade são febre, dores, manchas avermelhadas e sensibilidade na região em cima de ossos. Para os casos de osteomielite vertebral, que é quando a infecção acomete as vértebras da coluna cervical, os sintomas se expandem para dores na região e sensibilidade ao toque.

O tratamento dessa doença é feito através da aplicação de medicamentos antibióticos ou antifúngicos potentes, geralmente intravenosos. Em alguns casos, são utilizadas talas de suporte para imobilizar o membro onde o osso afetado está localizado.

Em situações extremas, nas quais pode ocorrer o acúmulo de pús e a formação de abscessos, podem ser feitas intervenções cirúrgicas para a remoção da secreção infeciosa. Em casos ainda mais alarmantes, é necessário até mesmo realizar a remoção de parte do osso afetado pela infecção. 

saúde doença rara ex-BBB bbb letícia santiago

Leia também

Tratamento contra hipertensão pode reduzir o risco de demência, aponta estudo

Dia da Consciência Negra é feriado ou ponto facultativo?

De olho no verão, Impala lança esmaltes que mudam de cor de acordo com a temperatura

SBT anuncia encontro de fãs com elenco da primeira versão de Chiquititas; veja como participar

Saiba quem são as atrizes que podem tirar vaga de Fernanda Torres no Oscar 2025