Metabolismo lento? Entenda o que é metabolismo e como ele pode influenciar no que você come e no seu bem-estar. Saiba mais!
Tão importante quanto o que você come e a quantidade do que come é como você gasta a energia que o alimento fornece. Isto envolve seu metabolismo. Mas o que é metabolismo? É a série de processos contínuos pelos quais o combustível que ingerimos é decomposto e liberado como energia para o corpo. A energia é usada para executar várias funções, como batimentos cardíacos, crescimento e reparação do corpo e fornecimento de combustível para atividades físicas.
A quantidade de energia (em calorias) que seu corpo queima em determinado momento é influenciada por seu metabolismo. Mas se você ingere mais do que precisa, o excesso é armazenado como gordura.
Taxa de metabolismo basal (TMB)
Esta é a quantidade de energia que você gasta apenas para manter funções corporais essenciais como respiração, batimentos cardíacos e manutenção da temperatura do corpo quando ele está em repouso, sem exercer nenhuma atividade. Em outras palavras, é a quantidade de energia necessária para mantê-lo funcionando.
Sua TMB é responsável por 60% a 80% da energia que você consome todo dia. Alguns dos fatores que determinam sua TMB estão além de seu controle:
- Envelhecimento – de modo geral, seu metabolismo diminuirá com o envelhecimento, em virtude, em parte, da perda de tecido muscular
- Gênero – em geral, os homens, por causa do corpo maior e da maior quantidade de músculos em relação à gordura corporal, tendem a ter metabolismos mais rápidos que as mulheres
- Constituição genética – sua TMB pode ser em parte predeterminada por seus genes
- Fatores ambientais – se estiver muito quente ou muito frio, seu corpo precisa se esforçar mais para manter a temperatura, e isso aumenta o metabolismo.
Exercícios e Metabolismo
A atividade física, por outro lado, que tem influência importante sobre a TMB, é algo que você pode controlar. Qualquer atividade – descascar ervilhas, separar documentos ou ler – terá um pequeno efeito, mas são os exercícios intensos que fazem notável mudança em seu metabolismo.
Os exercícios regulares criam tecido muscular, e os músculos queimam calorias, mesmo quando seu corpo está em repouso. Isto significa que quanto mais ativo você for, mais rápido será seu metabolismo. Com exercícios regulares, é possível acelerar sua taxa metabólica de modo que seu corpo use mais energia para cada função.
Comece desde cedo!
Os pais precisam assumir a responsabilidade pela comida servida a seus filhos e pelos níveis de atividades deles. Idealmente, hábitos saudáveis deveriam existir por volta dos três anos de idade. Então, para ajudar nessa tarefa, confira essas dicas:
- Evite dar alimentos com alto teor de gordura e açúcar e reduza o uso de alimentos processados e embalados. É provável que as crianças que adquirem predileção por doces retenham esse hábito quando adultas.
- Restrinja ou evite o consumo de bebidas adoçadas.
- Controle as porções de cada refeição.
- Observe rotinas regulares na hora das refeições.
- Não ofereça sobremesa como recompensa por as crianças fazerem uma refeição saudável. Além disso, não obrigue as crianças a terminarem a refeição se não tiverem fome.
- Tenha petiscos saudáveis disponíveis – é mais provável que você ofereça palitos de cenoura se eles estiverem prontos na geladeira.
- Inclua frutas frescas e uma guloseima caseira saudável na merenda em vez de um lanche pré-embalado. Preparar suas próprias porções e biscoitos permite-lhe controlar o conteúdo de açúcar.
- Estimule as atividades físicas. Escolha passatempos ativos – caminhar, praticar esportes – em vez de passivos – jogos de computador, assistir à TV.
- Os padrões alimentares de uma família podem ter grande influência sobre a manutenção ou não de um peso saudável por uma criança. Portanto, se houver uma tendência familiar a ficar acima do peso, os pais precisam estar ainda mais conscientes de fazerem as escolhas alimentares certas.