Saiba o que é o HPMV, doença que está preocupando as autoridades da China devido aos altos números de casos no norte do país.
Uma doença viral se tornou motivo de preocupação para a OMS e o governo da China: o HPMV. A doença está se espalhando rapidamente no norte do país entre menores de 14 anos e já acendeu um alerta no mundo todo sobre doenças respiratórias altamente contagiosas.
O que é HPMV?
O HMPV, ou metapneumovírus humano, foi descoberto em 2001 e é um vírus da mesma família do sincicial respiratório (RSV). O vírus provoca sintomas como febre, tosse, congestão nasal e dificuldade para respirar, podendo levar a complicações mais severas, como bronquite e pneumonia. Os mais vulneráveis ao contágio deste vírus são crianças pequenas, idosos e indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido.
Os cientistas e pesquisadores da área da saúde estão se debruçando sobre esse aumento de casos para tentar entender o que levou a essa evidente alta no contágio do vírus. Andrew Easton, professor de virologia da Universidade de Warwick, no Reino Unido, declarou à imprensa: “Uma mudança na incidência ou no padrão de uma infecção é sempre preocupante".
“É importante ser capaz de detectar mudanças nos padrões de infecção e depois identificar quais são as causas potenciais. [Devemos] avaliar se é uma mudança no comportamento das pessoas infectadas que levou ao aumento da exposição ou se é uma mudança no vírus que levou ao aumento do número de indivíduos infectados”, concluiu.
Apesar de ser algo preocupante e de precisarmos estar em alerta, a OMS tranquiliza a população e diz que está sendo feito um monitoramento severo dos casos. A entidade também declarou que ainda é muito prematuro para se alarmar e pensar que esse surto da doença possa evoluir para algo tão drástico quanto foi a pandemia de Covid-19.
Como combater a doença?
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), ainda não existem vacinas ou medicamentos antivirais específicos para o HMPV. O tratamento é voltado para o suporte, com o objetivo de aliviar os sintomas e manter a estabilidade do paciente. Portanto, a melhor forma de combater o avanço do vírus é apostar nos hábitos de prevenção:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por no mínimo 20 segundos;
- Evitar o contato das mãos com os olhos, nariz e boca;
- Sempre cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
- Manter uma distância segura de pessoas que estejam doentes;
- Ficar em casa quando apresentar sintomas de doença.