Conheça o que é a ciclotimia, veja os sintomas e como é feito o tratamento.
Em meio à campanha Setembro Amarelo, o filho da jornalista Marília Gabriela, Theodoro Cochrane, deu uma entrevista sobre momentos difíceis de sua vida, o diagnóstico de ciclotimia e chamou a atenção para a necessidade de ter cuidado com a saúde mental.
Mas você sabe o que é a ciclotimia? Entenda como funciona esse transtorno psíquico e sinais para ficar em alerta.
Você também pode gostar:
Entenda o que ciclotimia
Theodoro Cochrane deu uma entrevista ao site IstoÉ Gente, e explicou que desde cedo já apresentava grandes oscilações de humor que podiam indicar alguma condição psicológica. No entanto, foi só em 2017 que ele recebeu o diagnóstico por seu psiquiatra.
Assim, o transtorno ciclotímico trata-se de uma condição que provoca alterações de humor, causando sintomas de depressão, como tristeza, angústia, baixa autoestima e mudanças no sono ou apetite, e aceleração psíquica, porém em um quadro mais leve do que o transtorno bipolar.
A ciclotimia normalmente está associada a dificuldades na escola ou no trabalho, términos de relacionamentos e até abuso de álcool e outras drogas, sendo bastante prejudiciais para o paciente diagnosticado. Portanto, o tratamento é feito com medidas de suporte e que visam promover um maior equilíbrio emocional e controle do temperamento e, em alguns casos, com estabilizadores de humor.
Remédio antidepressivos são indicados somente para os quadros de depressão grave e prolongados, e grupos de apoio podem ser úteis para ajudar a lidar com o problema. Logo, o acompanhamento com psiquiatra e/ou psicólogo é indispensável para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Veja também: Boca seca? Saiba o que pode ser esse sintoma comum