Veja as causas e tratamento da amigdalite, infecção que tirou o tenista número 1 do mundo das Olimpíadas
A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) anunciou na última quarta (24) que o atleta italiano Jannik Sinner ficará de fora dos Jogos Olímpicos de 2024. O tenista líder do ranking masculino decidiu desistir da competição para tratar uma amigdalite.
Em muitos casos, o tratamento da doença é feito cirurgicamente. Entenda agora os sintomas e causas da doença que tirou o atleta das Olimpíadas.
O que é amigdalite?
As amígdalas são glândulas localizadas no pescoço e protegem o corpo humano de organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Já amigdalite é o nome dado à infecção que pode acontecer nessas glândulas, normalmente causada por contaminação por vírus ou bactérias.
Assim, a inflamação provoca inchaço na região, dor de garganta e dificuldade para engolir e falar. Febre, dor de cabeça, no pescoço e no ouvido, mal estar e náusea também são sintomas comuns da amigdalite. E ela pode causar ainda manchas brancas nas amígdalas.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico para amigdalite é feito após avaliação médica, por um exame visual e testes para verificar se a causa da inflamação é viral ou bacteriana. Para casos de infecção por vírus, normalmente o problema é resolvido com repouso, boa hidratação, alimentação equilibrada e com uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar o mal estar. Já quando a infecção é bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos.
A remoção cirúrgica das glândulas também é uma medida de tratamento para pacientes que lidam com a amigdalite muito frequentemente, ou que estão em um quadro mais grave da infecção. Vale ressaltar que é possível viver normalmente com a retirada total das amígdalas. Portanto, é essencial evitar a auto medicação e procurar um médico em caso de suspeita da doença, para receber as melhores orientações.
Assim, com a vacinação em dia, visitas frequentes ao médico e hábitos saudáveis você evita não só esse, como vários outros problemas e garante um corpo forte e com muita vitalidade.
Fontes: Globo Esporte, Manual MSD e Viva Bem.