Entenda quais são os perigos de segurar gases e proteja a sua saúde.
Segurar os gases é uma prática comum para muitas pessoas, especialmente em situações sociais ou no ambiente de trabalho. No entanto, reprimir a liberação de gases pode ter impactos significativos na saúde.
Entender o que ocorre no corpo quando se evita soltar gases é essencial para promover hábitos mais saudáveis e prevenir desconfortos maiores. Vamos te explicar todos os perigos de segurar os gases, venha conferir.
Como os gases são formados?
Segundo a plataforma do Aché Laboratórios, os gases surgem da digestão dos alimentos que consumimos! Após serem absorvidos pelas bactérias da flora intestinal, eles passam por fermentação antes de serem liberados.
A quantidade de gases presentes no intestino de uma pessoa pode variar entre 100 e 200 ml, e é comum que sejam eliminados cerca de 20 vezes ao dia.
Prender gases faz mal?
A resposta no geral é não! No entanto, o hábito causa certo desconforto. O acúmulo excessivo de gases no intestino provoca inchaço na barriga e cólicas, podendo até levar ao rompimento da parede intestinal.
Segundo a médica coloproctologista Larissa Berbert ao site UOL, o acúmulo de gases pode gerar fortes dores. "Quando seguramos voluntariamente, os gases se acumulam no intestino e vão causar distensão abdominal. O corpo vai querer mandar esse gás cada vez mais embora, causando contrações, que dão muita cólica", explica.
Como evitar o excesso de gases?
A gastroenterologista Amanda Buchmann explicou ao site Cuidados pela Vida, as formas ideias de evitar o excesso de gases.
“Limitar a ingestão dietética de alimentos produtores de gás conhecidos, como repolho, cebola, brócolis, couve de Bruxelas, trigo e batata, deve ser recomendado como início à terapia para prevenir e tratar o excesso de flatos. Medicamentos, massagem abdominal, manter os membros inferiores elevados e caminhar são outras formas que ajudam a eliminar os gases.”, aponta a profissional.
Cantora Pocah é hospitalizada após segurar gases
Você sabia que a cantora Pocah passou por essa situação inusitada? Em 2022 a artista foi até o hospital com de dores intensas, pensando que receberia o diagnóstico de cálculo renal ou apendicite, foi surpreendida ao descobrir que o problema eram gases.
"Meninas, não tenham vergonha de peidar na frente do boy, porque vergonha mesmo é não deixar o boy dormir sentindo dor, ir pro hospital e o laudo ser: peido preso", desabafou em seu Twitter após passar por este momento.
Além de tudo, a cantora havia se alimentado e acabou dormindo com short jeans, causanso uma compressão na região da barriga. "Acordei com uma dor bizarra, surreal, doía até a minha alma", contou a cantora.
Dessa forma, o ideal é utilizar roupas menos apertadas, principalmente após realizar refeições mais pesadas.
Fontes:
UOL
Terra
Cuidados pela Vida
Se você sofre com gases e deseja aliviar o incômodo, leia nossa matéria com 5 melhores posições para eliminar os gases.