É viciado em cafeína? Você sabe qual os malefícios que isso pode fazer ao seu corpo e o que acontece quando você para?
Esther Ramos | 30 de Setembro de 2024 às 17:22
O consumo de café é parte da rotina de muitas pessoas, sendo a cafeína a substância psicoativa mais consumida no mundo. Presente não apenas no café, mas também em refrigerantes, chocolates e medicamentos, a cafeína é absorvida rapidamente pelo corpo, atingindo seu pico em cerca de duas horas.
No entanto, o que acontece quando alguém decide parar de consumir essa substância? Reduzir ou eliminar o consumo de cafeína pode trazer uma série de efeitos colaterais, que vão desde irritabilidade até dores de cabeça, e podem durar semanas. Entenda mais sobre os benefícios de abandonar o consumo de cafeína.
Você também pode se interessar:
A abstinência de cafeína pode ter um impacto significativo na função cerebral, desencadeando sintomas como dores de cabeça, fadiga e cansaço. Isso ocorre porque o cérebro desenvolve uma tolerância à substância ao longo do tempo.
A cafeína se liga aos receptores de adenosina, responsáveis por regular o sono e o cansaço. Com o consumo regular, o corpo aumenta a produção desses receptores para manter o equilíbrio.
Quando a ingestão de cafeína é interrompida, há um excesso de receptores de adenosina, fazendo com que a pessoa se sinta mais cansada do que o normal. Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro após a normalização dos vasos sanguíneos, que antes eram estreitados pela cafeína, pode causar dores de cabeça, que podem durar até nove dias.
Outro efeito da interrupção da cafeína é a sensibilidade aumentada à dor, já que o número maior de receptores de adenosina disponíveis amplifica essa percepção.
O consumo de cafeína, especialmente à tarde ou à noite, também interfere no sono, reduzindo o tempo de descanso profundo. Assim, ao cortar a cafeína, a qualidade do sono tende a melhorar. Essa melhoria no descanso pode ter um impacto direto no humor, diminuindo a ansiedade e os ataques de pânico, além de contribuir para um estado de bem-estar geral.
Portanto, parar de consumir cafeína pode resultar em efeitos temporários no cérebro, como fadiga e dores de cabeça, mas os benefícios a longo prazo incluem um sono melhor e uma maior estabilidade emocional.
Confira também: “É Assim que Acaba”, com Blake Lively, chega ao streaming; saiba onde ver.
3 raças de cachorro mais difíceis de treinar
Protetor solar vencido pode ser perigoso para a saúde; entenda motivo
Essas unhas serão tendência nesta primavera; veja fotos e inspire-se
Entenda por que pessoas estão colocando papel higiênico dentro da geladeira
Descubra o segredo de como acabar com as traças do guarda roupa
Netflix revela personagens da série 'Senna'; veja como ficou a caracterização dos personagens