Entenda quais são as consequências de dormir mal para o sue corpo e entenda o motivo disso afetar até mesmo a sua aparência.
Uma noite mal dormida pode parecer algo corriqueiro e até mesmo inofensivo, porém, os efeitos negativos disso podem reverberar muito além do cansaço. A privação de sono impacta o corpo e a mente de maneira abrangente e, se a má qualidade do sono persistir de forma recorrente, pode desencadear problemas que vão muito além do desconforto temporário, afetando também a aparência.
O que acontece com seu corpo quando você dorme mal?
Logo após uma noite de sono interrompido, o organismo mostra sinais claros de descompasso, tais como irritabilidade, dificuldade de concentração, memória falhando, fadiga e até dores musculares. A privação do sono impacta funções cognitivas e reduz velocidade de reação do organismo, a longo prazo, a falta de descanso adequado prejudica o sistema imunológico, deixando você mais suscetível a resfriados, gripes e outras infecções.
Além disso, há alterações hormonais que aumentam o apetite e favorecem o ganho de peso devido à queda do hormônio da saciedade, conhecido como leptina, e o aumento do hormônio da fome e dos níveis de cortisol.
"Ele (o sono de má qualidade) está associado a prejuízos na esfera da saúde mental (depressão, ansiedade, síndrome do pânico); você também diminui suas funções cognitivas (memória) e a consolidação dessa memória; aumentam os riscos de doenças crônicas - e para quem tem a doença estabelecida, aumenta a dificuldade de controle", explicou Alan Luiz Eckeli, professor de neurologia e medicina do sono na FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), em entrevista ao G1.
De acordo com publicação da Cleveland Clinic, sem a recuperação adequada, o corpo corre um maior risco de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares. A longo prazo, o sono deficitário também é associado à formação de placas amiloides no cérebro, elevando o risco de demência e Alzheimer.
O sono ruim também reflete na aparência
O reflexo de um sono de má qualidade é visível no espelho através de olheiras, pele opaca, inchaços, envelhecimento acelerado pela redução da produção de colágeno. “Quando não ocorre a regeneração celular e a eliminação dos radicais livres durante o sono a gente percebe o aumento de rugas, perda de viço e diminuição do colágeno”, explicou a dermatologista Denise Lage ao Beleza na Web.