O que acontece com seu corpo quando você come muito açúcar (e como reduzir)

Entenda o que acontece com o seu corpo quando há uma alta ingestão de açúcar e saiba como reduzir esse consumo.

Thyago Soares | 28 de Abril de 2025 às 15:44

Reduzir a quantidade de açúcar usada para adoçar bebidas é uma forma eficaz para diminuir o consumo. - Oscar Martin / iStock

Resistir ao consumo de açúcar durante o dia a dia é algo desafiador, não é mesmo? O problema não está em ter o açúcar em sua dieta, mas sim no excesso dele. A ingestão de alimentos açucarados e industrializados também pode ser extremamente prejudicial para o organismo e é necessário entender como o corpo reage a isso.

Alimentos que fazem parte do cotidiano e parecem inofensivos, na verdade, podem representar grande risco para a saúde devido às imensas quantidades de açúcar contidos em suas fórmulas. Um refrigerante de 350 ml contém aproximadamente 38 gramas de açúcar, enquanto um bombom recheado tradicional tem cerca de 12 gramas. Isso significa que, ao consumir apenas três bombons por dia, a pessoa já excede a quantidade de açúcar considerada segura para a saúde.

O que acontece com o corpo quando você consome muito açúcar?

É sabido que o excesso de açúcar no sangue é prejudicial à saúde, especialmente quando combinado com maus hábitos, como a falta de atividade física e uma dieta inadequada. Isso pode aumentar o risco de doenças como obesidade e diabetes ao longo do tempo. No entanto, o impacto negativo do consumo excessivo de açúcar não se limita ao longo prazo, ele também pode prejudicar vários órgãos do corpo de maneira imediata.

RELACIONADAS

Dorama vira piada no SBT, mas ganha 'segunda chance' após repercussão negativa

5 cores de esmalte que te envelhecem sem você perceber

'O Mundo dos Casados': saiba qual a história do dorama que está bombando na Globoplay

1. O açúcar afeta o cérebro

O açúcar é o combustível do cérebro, proporcionando um aumento temporário de alerta e prazer. No entanto, o consumo excessivo pode alterar os mecanismos de fome e prazer, levando a desejos de comer doces. A longo prazo, isso pode afetar a memória, a atenção e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

2. Coloca em cheque a saúde cardíaca

O excesso de açúcar no corpo pode levar à formação de placas nas artérias coronárias e danificar a camada protetora das artérias, aumentando o risco de coágulos e afetando a pressão arterial. Esse processo compromete o mecanismo natural de dilatação e contração das artérias, prejudicando a saúde cardiovascular.

3. Prejudica o pâncreas

O pâncreas é responsável por liberar insulina para que as células absorvam a glicose, mas quando há excesso de açúcar no sangue, o órgão se sobrecarrega, não conseguindo produzir insulina suficiente. Isso pode levar à falência do pâncreas e à dificuldade no controle da glicose.

4. O intestino também sofre consequências

O consumo excessivo de açúcar pode prejudicar o equilíbrio da flora intestinal, levando a problemas como diarreia, dores na barriga, aumento da produção de gases, mau hálito e até deficiências vitamínicas. Isso acontece porque a inflamação na flora intestinal dificulta a absorção adequada das vitaminas presentes nos alimentos.

5. A aparência da pele é prejudicada

O consumo excessivo de açúcar pode estimular a produção de oleosidade na pele, favorecendo o aparecimento de acne, que pode variar de leve a grave, com formas mais intensas, como os nódulos císticos. Essa oleosidade também pode agravar condições como dermatite seborreica e causar descamação facial. Além disso, o excesso de açúcar pode intensificar a transpiração.

Como reduzir o consumo de açúcar?

A fim de diminuir a sua ingestão de açúcar, a mudança de hábitos se faz essencial, viu?  Pequenas mudanças diárias podem fazer uma grande diferença para a saúde com o tempo. Reduzir o açúcar não significa abandonar o prazer de comer, mas encontrar equilíbrio para melhorar a qualidade de vida.

Escolha alimentos integrais: Alimentos integrais ajudam a prolongar a sensação de saciedade e a manter níveis de glicose mais estáveis.

Compartilhe:
alimentação diabetes saúde dieta açúcar

AS MAIS LIDAS

Como adiantar ou interromper a menstruação: o que realmente funciona, riscos e dicas seguras

Influencer tem AVC grave após infecção ao roer unhas; saiba os sinais de alerta

Mãe de Beyoncé revela batalha contra o câncer de mama: "Quero dar esperança às pessoas"

Nosofobia: entenda o diagnóstico de Claudia Ohana