Entenda o que significa a cor da sua urina, o que isso pode revelar sobre a sua saúde e quando é hora de procurar um médico.
Você já imaginou que a cor da sua urina pode ser um indicativo acerca da sua saúde? Muito mais do que um detalhe corriqueiro, a coloração da urina pode sinalizar o que ocorre internamente, seja o fato de que você precisa ingerir mais água ou até mesmo problemas de saúde mais sérios, de acordo com publicação do site do Dr. Dráuzio Varella.
Porque prestar atenção na cor da urina é tão importante?
Mais do que um simples resíduo corporal, a urina pode servir como um verdadeiro termômetro da saúde, uma vez que ela desempenha um papel essencial no funcionamento do organismo, sendo responsável por eliminar substâncias que não são mais necessárias.
A tonalidade desse líquido pode revelar desde o nível de hidratação até possíveis alterações no funcionamento dos rins ou sinais de doenças, como infecções urinárias. Abaixo, vamos te contar mais sobre o que é considerado uma urina saudável e quando você deve preocupar.
O que cada cor de urina pode significar
A urina saudável costuma apresentar um tom amarelo-claro, resultado da diluição de um pigmento chamado urobilina, já quando ela está muito clara ou quase transparente, pode até transmitir a ideia de uma hidratação exemplar, mas nem sempre é um sinal positivo. Esse aspecto pode indicar consumo excessivo de água, o que também oferece riscos à saúde.
pode ser um indício de que você está ingerindo mais água do que o necessário. O amarelo escuro, por outro lado, pode sinalizar desidratação e, nesse caso, o corpo está pedindo por mais líquidos, segundo publicação do site Dr. Consulta.
Tons alaranjados ou acastanhados podem ter relação com a ingestão de certos alimentos como cenoura e beterraba, ou até mesmo devido ao uso de medicamentos. No entanto, quando essa tonalidade persiste, também podem ser sinal de problemas no fígado ou nas vias biliares.
A urina avermelhada ou com presença de sangue, por sua vez, é um sinal de alerta que exige avaliação médica imediata, pois pode estar associada a infecções, pedras nos rins ou até tumores.
Reprodução / Dr. Consulta
Portanto, lembre que em condições normais, a cor ideal da urina deve ser um amarelo-claro. Uma vez que ela assuma tonalidades mais escuras e essa mudança persistir por mais de dois ou três dias, é hora de ligar o alerta. A recomendação é buscar avaliação médica, especialmente se houver outros sintomas associados, como odor forte, sensação de ardência ou dores na região abdominal.