Em artigo publicado pela CNBC, uma nutricionista da Universidade de Harvard indicou qual a melhor vitamina para o cérebro.
Uma nutricionista da Universidade de Harvard publicou um artigo pela CNBC, onde listou os benefícios essenciais para o bom funcionamento do cérebro. A Dra Uma Naidoo, aposta na vitamina B como a melhor vitamina para o cérebro.
Leia também: Saiba os riscos da falta de vitamina D
"O cérebro é um dos órgãos metabolicamente mais ativos do corpo, o que significa que ele precisa do suporte da tiamina para prevenir as deficiências que podem levar a problemas neurológicos no futuro", explica a Dra Uma Naidoo.
A Vitamina B é a melhor vitamina para o cérebro
As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas hidrossolúveis. De modo geral, atuam como coenzimas, portanto, essas vitaminas são fundamentais para a nossa dieta. Além disso, sua carência pode causar problemas de saúde ao indivíduo.
Como você já deve ter visto, as vitaminas do complexo B recebem uma numeração e um nome específico. Sendo assim, nós temos disponíveis:
- Vitamina B1 (tiamina);
- Vitamina B2 (riboflavina);
- Vitamina B3 (niacina);
- Vitamina B5 (ácido pantotênico);
- Vitamina B6 (piridoxina);
- Vitamina B7 (biotina);
- Vitamina B9 (ácido fólico);
- Vitamina B12 (cobalamina).
Portanto, a vitamina B1 (tiamina), que foi a primeira vitamina a ter sua estrutura química descrita, atua como coenzima na remoção de CO2 de compostos orgânicos. Sendo assim, ela é importante no agrupamento de ácidos graxos e participa diretamente da transmissão do impulso nervoso.
Ou seja, a vitamina B1 é de suma importância para o bom funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular do indivíduo. Logo, sua deficiência pode gerar complicações e problemas graves de doença.
Malefícios da ausência de vitamina B1
Caso você esteja em uma dieta com presença insuficiente de vitamina B, tome cuidado. A deficiência desta vitamina pode causar beribéri. Trata-se de uma doença que pode levar à morte ao não ter seu tratamento adequado.
Leia também: vitamina B6 reduz ansiedade e depressão
A beribéri gera fadiga, perda do apetite, nervosismo, ansiedade, dificuldade de dormir e outros sintomas mais. Porém, em casos mais graves, a pessoa pode ter dificuldade respiratória, disfunção cardíaca, formigamentos e até evoluir para óbito.
Onde encontrar a vitamina B1
A vitamina B1 (tiamina), é encontrada em diversos alimentos. Geralmente, podemos consumi-la por meio de alimentos como cereais integrais, castanhas, ovos, frutas, carnes, trigo e leveduras.
Por fim, lembre-se que para descobrir a dieta ideal para você, é preciso levar em consideração alguns fatores. Caso você não esteja tendo uma dieta bem equilibrada, vá ao nutricionista para que seja desenvolvida uma reeducação alimentar e adeque seu paladar aos bons hábitos alimentares.
Se você gostou deste conteúdo e deseja ficar por dentro dessa e outras curiosidades, basta nos seguir no Facebook, instagram ou Twitter.