O aumento do interesse mundial pelo novo coronavírus e a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil é um prato cheio para divulgação de fake news
Ana Marques | 29 de Fevereiro de 2020 às 09:00
O aumento do interesse mundial pelo novo coronavírus e a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil é um prato cheio para divulgação de fake news sobre o Covid-19 – o objetivo pode ser causar confusão, pânico e até mesmo conseguir acesso dados pessoais de potenciais vítimas para a aplicação de golpes.
É possível evitar situações de risco e a disseminação de boatos utilizando fontes oficiais – como órgãos públicos, instituições de saúde e revistas científicas – para confirmar qualquer informação sobre o vírus.
A seguir, confira plataformas confiáveis que trazem dados sobre o novo coronavírus no Brasil e no mundo.
Leia também: Como cientistas estão usando tecnologia para combater o coronavírus?
Para combater a desinformação, o Ministério da Saúde conta com uma plataforma própria para checagem de notícias sobre o coronavírus. A ferramenta permite fazer uma busca por termos-chave e também exibe uma lista de notícias comprovadamente falsas.
Para utilizar, basta acessar https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus.
O Ministério da Saúde também atualiza diariamente as informações da plataforma IVIS com novas notificações, casos descartados, confirmados e óbitos causados pela doença no Brasil e no mundo. É possível ter acesso a esses dados de forma simples por meio de um mapa – dividido por países ou por estados (BR). Para conferir os dados, basta acessar o site: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde têm páginas dedicadas ao esclarecimento de dúvidas sobre o novo coronavírus. Dentre as questões respondidas estão as formas de evitar o contágio e orientações para indivíduos que apresentarem os sintomas da doença.
Para acessar o site da Anvisa, acesse: http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus. Já o portal do Ministério da Saúde está no endereço https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.
A Fiocruz é o centro de referência em pesquisa para combater o Covid-19 no Brasil. Confira o site: https://fiocruz.tghn.org/coronavirus/.
Quer saber mais sobre o coronavírus e como se proteger dele? Ouça o que tem a dizer a infectologista Débora Otero.