Acompanhe as novidades da Medicina mais importantes ao redor do planeta! Revelações imprescindíveis para você se manter atualizado e saudável!
Redação | 4 de Maio de 2019 às 11:00
Uma novidade da medicina surpreendente: um estudo com mais de 4 mil homens e mulheres na Espanha constatou que quem jantava antes das nove da noite ou pelo menos duas horas antes de se deitar tinha risco 20% menor de câncer de mama ou próstata do que quem jantava após as dez horas ou se deitava logo depois de comer.
Esses cânceres podem ser reforçados por perturbações do relógio biológico, e a hora das refeições influencia os ciclos do sono. São necessárias mais pesquisas para confirmar o vínculo, porém vale notar que estudos já mostraram que jantar mais cedo ajuda a manter o peso saudável e a dormir melhor.
Até aqui a única maneira de perceber a doença de Alzheimer mais cedo – para que o tratamento retarde o avanço dos sintomas – era com exames caros, invasivos ou por imagem.
Agora, pesquisadores desenvolveram um exame de sangue que, segundo esperam, perceberá a proteína beta-amiloide que forma as placas cerebrais – marca registrada da doença. Eles trabalharam com sangue arquivado, coletado entre julho de 2000 e dezembro de 2002, de participantes de um estudo com adultos de 50 a 75 anos e compararam amostras de 65 pessoas que mais tarde receberam diagnóstico de Alzheimer com mais de 800 controles.
O novo exame identificou corretamente os que tinham a doença em quase 70% dos casos – isso até oito anos antes do diagnóstico feito com os exames existentes.
Faz tempo que os cientistas sabem que o ácido canabigerólico, um composto extraído da planta Cannabis sativa (também conhecida como maconha), pode aliviar os sintomas do glaucoma. Porém, os elementos principais não se dissolvem facilmente e, portanto, não podem se transformar num colírio eficaz.
Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, podem ter resolvido esse problema com um composto chamado hidrogel.
O hidrogel é ministrado em gotas que formam um tipo de lente em contato com o olho, permitindo que o ácido canabigerólico se dissolva durante a noite e penetre na córnea. Em córneas de porco, semelhantes às humanas, o gel foi absorvido rapidamente. O próximo passo é testar o gel em olhos humanos.
Muitas pastas de dente afirmam tratar dentes sensíveis, mas pesquisadores constataram recentemente que elas não ajudam muito. O dente fica sensível quando o esmalte protetor é corroído e expõe a dentina, uma camada com túbulos que levam aos nervos. Os pesquisadores testaram nove produtos “antierosivos” e/ou “dessensibilizadores” e descobriram que todos causavam desgaste do esmalte, exatamente como as pastas de dente comuns. Algumas pastas dessensibilizadoras podem ajudar a reduzir a dor, mas provavelmente você precisará do dentista para outras opções de tratamento.
Num pequeno estudo, pesquisadores da Universidade de Illinois, campus de Chicago, recrutaram 23 participantes obesos para passar 12 semanas seguindo um tipo de jejum intermitente chamado dieta 16:8. Assim, nas oito horas entre as dez da manhã e as seis da tarde, os participantes podem comer qualquer alimento, quanto quiserem. No entanto, nas outras 16 horas do dia só podem beber água e outros líquidos sem calorias. Comparados com um grupo de controle, os que seguiram a dieta 16:8 consumiram, em média, 300 calorias a menos por dia, perderam 3% de seu peso e tiveram uma queda significativa da pressão arterial sistólica. Uma das razões pode ser apenas que, para a maioria, é mais fácil manter a dieta 16:8 do que outros tipos de jejum intermitente.
A experiência espiritual pode fazer maravilhas pela alma, mas será que ajuda o cérebro? Para descobrir, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos EUA, e do Spirituality Mind Body Institute, do Teachers College, da Universidade de Colúmbia, usaram uma máquina de ressonância magnética funcional para examinar o cérebro de 27 participantes jovens e saudáveis que recordavam uma “experiência espiritual pessoal”. E o que é isso? Depende. Um participante pensou em um “relacionamento bidirecional com um poder mais alto”, outro focou em “estar numa zona de intensa atividade física”.
A experiência dos participantes pode ter sido diferente, mas seu cérebro reagiu da mesma forma. As regiões associadas a emoções, processamento sensorial e consciência de si se acalmaram no estado espiritual e, ao mesmo tempo, a sensação de conexão aumentou.
Outra novidade da medicina reveladora: estudos anteriores sobre cérebro e espiritualidade envolveram participantes abertamente religiosos, como freiras carmelitas. Mas os participantes desse estudo definiram suas situações espirituais próprias. Parece que qualquer um, mesmo que não seja religioso, pode vivenciar alguma transcendência – e os benefícios cerebrais que ela traz.
Um novo estudo verificou que doses contínuas de uma luz do espectro ultravioleta chamada far-UVC podem matar os vírus da gripe no ar sem prejudicar tecidos humanos. Embora não seja um espectro encontrado em lâmpadas fluorescentes ou incandescentes comuns, algum dia a luz far-UVC pode oferecer a hospitais, escolas e outros espaços públicos uma barreira poderosa contra a epidemia sazonal de gripe.
Um estudo que examinou mais de 280 mil fichas de pacientes do Reino Unido indica que pessoas que tomaram cinco tipos de antibióticos orais comuns (sulfas, penicilinas de amplo espectro, fluoroquinolonas, cefalosporinas ou nitrofurantoína/metenamina) tiveram mais probabilidade de apresentar cálculos renais no período de um ano.