Estar bem informado sobre a evolução dos tratamentos e descobertas médicas é muito importante. Confira algumas que nós separamos para você!
Os cientistas, pesquisadores e médicos estão sempre fazendo novas descobertas. Confira abaixo algumas delas!
Refluxo ácido e alimentação mediterrânea
Um estudo publicado na revista JAMA Otolaryngology examinou a ficha médica de pessoas com refluxo ácido na garganta. Um grupo foi tratado com inibidores da bomba de prótons (IBPs) e recomendação de evitar alimentos que exacerbem o problema (bebidas carbonatadas ou alcoólicas, pratos apimentados ou gordurosos etc.). Outro grupo evitou os mesmos itens, só bebeu água alcalina e fez uma alimentação de estilo mediterrâneo, em que 90% dos alimentos eram vegetais. Seis semanas depois, os dois grupos tiveram melhora semelhante.
Atenção plena ajuda a beber menos
Uma experiência da University College London de 2017 recrutou “bebedores inveterados” (homens que ingeriam mais de 21 doses de bebida alcoólica por semana e mulheres que ingeriam mais de 14). Metade recebeu uma sessão de treinamento em “atenção plena”. A “atenção plena” é a consciência dos sentimentos e sensações corporais – como a ânsia de beber – no momento presente. Os outros participantes aprenderam técnicas de relaxamento, como a respiração profunda. Na semana seguinte, o grupo da atenção plena reduziu o consumo em 9,3 doses, em média, enquanto o grupo do relaxamento manteve o hábito anterior.
Memória e estresse
Depois de exames meticulosos, cerca de um terço dos pacientes da clínica de memória de Sahlgrenska, em Mölndal, na Suécia, não apresentou nenhum sintoma nem biomarcador de declínio cognitivo. Um pesquisador acompanhou esse grupo por quatro anos e nesse período somente 10% apresentaram demência. Quanto ao restante, a crença de que a memória lhes falhava teve forte correlação com estresse, esgotamento clínico ou depressão.
POR SAMANTHA RIDEOUT
LEIA TAMBÉM: