Nova cepa pode se tornar a próxima dominante, saiba o que dizem os especialistas.
Embora o período mais alarmante tenha passado, a Covid-19 não deixou de existir. Na verdade, especialistas ficaram preocupados com o aumento de casos em agosto desse ano e agora uma nova variante é o motivo de alerta.
Portanto, conheça a variante XEC, em quais países ela já foi registradas, os sintomas dessa nova verão do coronavírus e o que dizem os especialistas.
Leia também:
O que você precisa saber sobre a XEC
De acordo com a BBC News, a variante XEC foi registrada pela primeira vez em junho, na Alemanha. Desde então, foi identificada também no Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos e outros países. O jornal britânico chamou atenção para o fato de que essa cepa tem uma transmissividade levemente maior.
Segundo o diretor do Instituto Translacional da instituição Scripps Research, na Califórnia, Eric Topol, que também foi ouvido pela BBC, a variante XEC deve ser a próxima a dominar os casos. Em relação aos sintomas, eles são muito parecidos aos sinais já conhecidos da infecção pelo vírus:
- febre;
- cansaço;
- dores, como de cabeça e de garganta;
- tosse.
Então, é importante estar atento a esses sintomas. A pessoa contaminada pela nova cepa pode levar um pouco mais de tempo para se recuperar do que o usual. No entanto, um ponto positivo é que as vacinas ainda oferecem uma boa proteção e ajudam a evitar quadros severos.
Nesse sentido, é fundamental acompanhar as notícias e estar bem informado sobre os cuidados que devemos tomar. Além disso, não hesite em procurar atendimento médico se for necessário, tratando-se da variante nova ou antiga, não negligencie sua saúde!
Não deixe de conferir: Onda de calor chegando? Saiba como proteger sua saúde durante o alerta laranja