Disponível somente em redes particulares, o novo imunizante é mais eficiente contra o HPV e vital para evitar o câncer de colo de útero.
Uma nova vacina para o HPV, que oferece proteção contra 9 subtipos do vírus, chegou ao Brasil neste mês. O imunizante, de acordo com um estudo realizado pela fabricante MSD, garante até 90% de proteção contra o câncer de colo de útero causado pelo Papilomavírus Humano.
Chamada de Gardasil 9, a vacina é indicada para pessoas que tenham entre 9 e 45 anos de idade e cada dose está custando entre R$ 800,00 e 950,00 nas redes particulares. Para quem tem entre 9 e 14 anos, é indicado tomar duas doses e, para quem tem mais de 14 anos, são recomendadas três doses.
Leia também: Campanha Janeiro Verde alerta para prevenção ao câncer de colo de útero!
No SUS, a vacina quadrivalente (HPV4) está disponível gratuitamente. Ela protege contra quatro subtipos do vírus, sendo eles os subtipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos cânceres cervicouterino, peniano, anal e orofaríngeo e também combate os subtipos 6 e 11, os principais causadores de verrugas.
Disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, ela possui um esquema de duas doses injetáveis, com intervalo de 6 meses entre as doses. Apesar das campanhas, a taxa de vacinação contra o HPV no Brasil é baixa e segue bem distante da meta de alcançar 80% da população imunizada.
Saiba mais sobre o HPV
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) mais recorrente no mundo inteiro. Quando evoluída, essa infecção causa o aparecimento de verrugas na região genital de homens e mulheres. Existem registros de mais de uma centena de tipos de HPV, sendo que alguns deles podem desencadear o aparecimento de câncer.
Pode ser transmitido durante as relações sexuais, por via vaginal e anal, durante o sexo oral ou pela masturbação no parceiro (a). Não é necessário ter penetração para existir as chances de infecção. O contágio é feito quando a pele entra em contato direto com a mucosa já infectada. Em partos também pode haver a chance de transmissão, mas esses são menos prováveis.
Agora que você já sabe sobre a nova vacina contra o HPV, confira também o que é HPV e como preveni-lo.