Este é o primeiro registro da subvariante no Brasil; Uma paciente com comorbidades veio á óbito.
Bella Assis | 24 de Janeiro de 2024 às 08:00
A Secretaria de Saúde do Mato Grosso afirmou, na última segunda-feria, que uma nova subvariante do coronavírus foi identificada no estado. Denominada JN 2.5, a subvariante já foi encontrada em outros países, como Canadá, França, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, porém essa é a primeira vez que ela aparece no Brasil.
O laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova cepa do vírus durante uma pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Quatro pacientes que participaram do estudo, todas do sexo feminino, testaram positivo para a JN 2.5.
Leia mais: Covid-19: conheça os 3 sintomas mais comuns em crianças
Destas, uma paciente com comorbidade de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) morreu, enquanto as outras três foram hospitalizadas em estado grave. As três pacientes restantes receberam alta médica e estão em quadro estável, seguindo o protocolo de isolamento domiciliar.
A equipe de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde ainda investiga o caso da paciente que morreu para saber se a causa da morte foi mesmo a COVID-19.
Leia também: Vacina contra a dengue: saiba quem pode tomar e como funciona
A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, afirmou que não há necessidade de criar pânico, mas sim de manter vigilância aos sintomas gripais: “Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e higienizar com álcool 70%. É importante procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, explicou.
A Vigilância em Saúde e o Laboratório Central estão trabalhando para entender como a nova variante chegou ao Mato Grosso.
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.