Após casos confirmados de gripe aviária, governo decreta emergência zoosanitária e cientistas se preocupam com a possibilidade de nova pandemia.
Em edição extra do Diário Oficial da União, publicado na segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. O motivo é pela detecção de casos de gripe aviária em aves silvestres.
E, segundo o Instituto Butantan de pesquisas científicas, a gripe aviária tem o potencial de causar uma nova pandemia. A preocupação não vem apenas do instituto de São Paulo, mas também de autoridades sanitárias de todo o mundo.
Apesar de acontecer em casos isolados, o Ministério da Saúde alertou que ainda há risco de infecções em humanos e que pode ser grave. Eles afirmaram que o vírus tem alta taxa de mortalidade.
No último final de semana, uma suspeita de caso de gripe aviária em um funcionário foi levantada. O homem trabalha no Parque da Fazendinha, no Espírito Santo. No local, foi encontrada uma ave com a doença.
Nova pandemia?
Através de registros históricos, sabemos que, desde os primórdios, a humanidade sofre com o surgimento de pandemias, como a H1N1 e a Gripe Espanhola. No último domingo (21), ocorreu a 76ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.
Leia também: O que registros históricos podem nos dizer sobre pandemias?
Segundo a colunista Lúcia Helena, representantes dos 194 países que são parte da OMS (Organização Mundial de Saúde) deverão apresentar, na próxima assembleia, um tratado de preparação para novas pandemias.
"Não podemos ficar sem fazer nada. Uma próxima pandemia logo baterá à porta", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, justificando a urgência de os países organizarem políticas públicas de saúde.
Menina de 11 anos foi vítima da gripe aviária
Em fevereiro deste ano, uma menina de 11 anos, do Camboja, na Ásia, foi vítima de um caso de gripe aviária e não resistiu. Além dela, outro caso de infecção em humano foi registrado no país.
Entre 2003 - com a primeira crise do surto da gripe aviária em aves - e 2014, outros casos também foram registrados.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!